A enfermagem e os familiares de pacientes internados no centro de terapia intensiva:
revisão bibliométrica
Palavras-chave:
EnfermagemResumo
Objetivo: Conhecer, analisar e socializar a produção científica sobre disposições literárias que contextualizam a assistência de enfermagem prestada ao familiar do paciente internado no Centro de Terapia Intensiva. Método: Trata-se de um estudo de caráter bibliométrico, disposto no período de 2002 a 2013. O levantamento de dados foi obtido pela internet, nos seguintes bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Literatura Internacional em Ciências da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem e Coleciona SUS. Resultados: Foram analisados 74 artigos e 05 teses, distribuídos da seguinte forma: Envolvimento da família na pratica do cuidado profissional no CTI, com 21 artigos e 05 teses, humanização na assistência de enfermagem no CTI com 47 artigos e assistência do paciente no CTI, com 06 artigos. Os temas emergentes, durante análise dos dados foram agrupados em três categorias: Interação equipe de saúde e a família na prática do cuidado profissional no CTI, Humanização e atuação da assistência de enfermagem no CTI e Vivências do paciente no CTI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).