Ensino de arte e educação emancipatória face à arte contemporânea

Autores

  • Giovana Bianca Darolt Hillesheim Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20194

Palavras-chave:

Arte contemporânea. Pós-modernismo. Ensino de arte. Educação emancipatória.

Resumo

No intuito de desmascarar uma falsa incompatibilidade entre arte contemporânea e educação emancipatória, este estudo apresenta uma reflexão sobre os enfrentamentos conceituais necessários ao abordar a arte contemporânea no ensino de arte escolar. Para tanto, parte-se de uma descrição do entrelaçamento entre arte e mercado, considerando as nuances pós-modernistas desta relação. A sustentação do construto teórico se dá por meio do materialismo histórico-dialético, com ênfase em Terry Eagleton e Antonio Gramsci, na medida em que estes destacam a importância do pensamento histórico no processo de emancipação humana. A ascensão da mercadoria arte a partir dos anos 1970 e a privatização da cultura iniciada nos anos 80 são investigadas como dimensões importantes no redirecionamento do papel da arte e do artista na atualidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BADIOU, A. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Ed. UNESP, 2005.

_________. As ilusões do Pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

GRAW, I. Cuà nto vale el arte? Mercado, especulación y cultura de la celebridade. Trad. Cecilia Pavon y Claudio Iglesias. ”“ Buenos Aires: Mardulce, 2013.

GREFFE, X. Arte e Mercado. São Paulo: Iluminuras- Itaú Cultural, 2013.

JAMESON, F. Pós-modernidade: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2006.

_________. Modernidade singular: ensaio sobre a ontologia do presente. Trad. Roberto Franco Valente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

KONDER, L. Os marxistas e a arte: breve estudo teórico-crítico de algumas tendências da estética marxista. 2. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

STALLABRASS, J. A política do ensaio politico de catálogo. Revista ARS, São Paulo, ano 7, nº 16, 2015.

THOMPSON, D. O Tubarão de 12 milhões de dólares: a curiosa economia da arte contemporânea. Trad. Denise Bottmann. BEI Comunicação, 2012.

TRIGO, L. A grande feira: uma reação ao vale tudo da arte contemporânea. ”“ 2ª ed. ”“ Rio de Janeiro: Record, 2014.

WARNKE, M. O Artista da Corte: Os Antecedentes dos Artistas Modernos; trad. Maria Clara Cescato. ”“ São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

WOOD. E. M. e FOSTER, J.B. Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. Trad. Paulo Cezar Castanheira. Co-edição: Sesc e Boitempo Editorial, 2013.

Downloads

Publicado

2016-02-04

Como Citar

Hillesheim, G. B. D. (2016). Ensino de arte e educação emancipatória face à arte contemporânea. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(2), 209–223. https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20194

Edição

Seção

Colaborações - Tema Livre