Protocolo de Avaliação de Crianças com Autismo:

Evidências de Validade Critério

Autores/as

  • Daniela Fernandes Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Psicologia; Psicometria, Transtorno autista, Avaliação psicológica, Validação, Atenção compartilhada

Resumen

O aumento da prevalência dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoces. Entretanto, poucos instrumentos de triagem validados estão disponíveis no Brasil, principalmente na rede pública de assistência. Neste contexto, o estudo teve o objetivo verificar evidências de validade de critério, preliminares, do Protocolo de Observação para Crianças com Suspeita de Transtornos do Espectro Autista (PRO-TEA). Participaram da pesquisa 30 crianças em idade pré-escolar, divididas em 3 grupos (Desenvolvimento Típico, Síndrome de Down e Autismo). O estudo mostrou que os itens que melhor diferenciaram as crianças com TEA dos controles foram os referentes à atenção compartilhada, brincadeira simbólica e movimentos repetitivos do corpo, apontando para o potencial uso do instrumento no contexto clínico.

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Publicado

2015-09-03

Cómo citar

Marques, D. F., & Bosa, C. A. (2015). Protocolo de Avaliação de Crianças com Autismo:: Evidências de Validade Critério. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18137