Competência Social e Autismo:

O Papel do Contexto da Brincadeira com Pares

Autores

  • Cláudia Sanini UFRGS
  • Maúcha Sifuentes UFRGS
  • Cleonice Alves Bosa UFRGS

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Autismo, Interação social, Inclusão escolar, Brincadeira livre, Brincadeira dirigida

Resumo

Dificuldades na interação social são um dos principais marcadores diagnósticos do autismo. As pesquisas sobre este assunto são abundantes na área da interação cuidador-criança, porém mais escassas na situação de inclusão escolar. O objetivo do presente artigo foi o de revisar criticamente a literatura, nesta área, tomando por base o exame de alguns estudos sobre o tema. Entre as conclusões está a predominância no uso de metodologias com delineamentos transversais, com ênfase na utilização de programas de intervenção, com brincadeiras dirigidas, isto é, nas quais ocorrem instruções a seus participantes. Além disto, menor atenção tem sido dada às interações naturais destas crianças com seus pares, à heterogeneidade da sintomatologia no espectro autista e à estabilidade das eventuais mudanças observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, A. (1997). As relações entre pares em idade escolar. Um estudo de avaliação da competência social pelo método Q-sort. Tese de Doutorado, Universidade do Minho, Portugal.
Anderson, A., Moore, D. W., Godfrey, R., & Fletcher-Flinn, C. M. (2004). Social skills assessment of children with autism in free-play situations. Autism, 8, 369-385.
Associação Psiquiátrica Americana. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas.
Baron-Cohen, S., & Bolton, P. (1993). Autism: The facts. New York: Oxford University Press.
Batista, M. W., & Enumo, S. R. (2004). Inclusão escolar e deficiência mental: Análise da interação social entre companheiros. Estudos de Psicologia, 9, 101-111.
Baptista, C. R. (2006). Educação especial e o medo do outro: “Attento al segnalati!”. In C. R. Baptista (Ed.), Inclusão e escolarização: Múltiplas perspectivas (pp. 17-29). Porto Alegre: Mediação.
Bellini, S., Peters, J. K., Benner, L., & Hopf, A. (2007). A meta-analysis of school-based social skills interventions for children with autism spectrum disorders. Remedial & Special Education, 28, 153-162.
Biaggio, A. M. B. (1976). Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes.
Bosa, C. (2002). Autismo: Atuais interpretações para antigas observações. In C. R. Baptista & C. Bosa (Eds.), Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção (pp. 21-39). Porto Alegre: Artmed.
Bruner, J. (1997). Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Terapia e educação. Petrópolis: Vozes.
Fuller, R., & Jill, E. (2006). Age-related changes in the social inclusion of children with autism in general education classrooms. Dissertation Abstracts International Section A: Humanities and Social Sciences, 66(7-A), 2493.
Gonzalez-Lopez, A., & Kamps, D. M. (1997). Social skills training to increase social interactions between children with autism and their typical peers. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 12, 2-14.
Hartup, W. W. (1989). Social relationships and their developmental significance. American Psychologist, 44, 120-126.
Höher-Camargo, S. (2007). Interação social com pares, inclusão escolar e autismo: Um estudo de caso comparativo. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Howes, C., & Phillipsen, L. (1998). Continuity in children’s relations with peers. Social Development, 7, 340-349.
Jahr, E., Eikeseth, S., Eldevik, S., & Aase, H. (2007). Frequency and latency of social interaction in an inclusive kindergarten setting: A comparison between typical children and children with autism. Autism, 11, 349-363.
Kamps, D. M., Leonard, B. R., Vernon, S., Dugan, E. P., Delquadri, J. C., Gershon, B., ... Folk, L. (1992). Teaching social skills to students with autism to increase peer interactions in an integrated first-grade classroom. Journal of Applied Behavior Analysis, 25, 281-288.
Klin, A. (2006). Autismo e síndrome de Asperger: Uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28, 3-11.
Kok, A. J., Kong, T., & Bernard-Opitz, V. (2002). A comparison of the effects of structured play and facilitated play approaches on preschoolers with autism: A case study. Autism, 6, 181-196.
LeGoff, D. B. (2004). Use the Lego as a therapeutic medium for improving social competence. Journal of Autism and Developmental Disorders, 34, 557-571.
Macintosh, K., & Dissanayake, C. L. (2006). A comparative study of the spontaneous social interactions of children with high-functioning autism and children with Asperger’s disorder. Autism, 10, 199”“220.
McConnell, S. R. (2002). Interventions to facilitate social interaction for young children with autism: Review of available research and recommendations for educational intervention and future research. Journal of Autism and Developmental Disorders, 32, 351-372.
Nelson, C., Nelson, A. R., McDonnell, A. P., Johnston, S. S., & Crompton, A. (2007). Keys to play: A strategy to increase the social interactions of young children with autism and their typically developing peers. Education and Training in Developmental Disabilities, 42, 165-181.
Pizzinato, A., & Sarriera, J. C. (2003). Competência social infantil: Análise discriminante entre crianças imigrantes e não imigrantes no contexto escolar de Porto Alegre. Psicologia em Estudo, 8, 115-122.
Premack, D., & Woodruff, G. (1978). Does the chimpanzee have a “theory of mind”? Behavioural and Brain Sciences, 4, 515-526.
Rogers, S. (2000). Interventions that facilitate socialization in children with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 30, 399-409.
Sanini, C., Ferreira, G. D., Souza, T. S., & Bosa, C. A. (2008). Comportamentos indicativos de apego em crianças com autismo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21, 60-65.
Silveira, F., & Neves, M. (2006). Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: Concepções de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22, 79-86.
Terpstra, J.E., & Tamura, R. (2007). Effective social interaction strategies for inclusive. Settings. Early Childhood Education Journal. 35(5), 405-411.
Van Berckelaer-Onnes, I. A. (2003). Promoting early play. Autism, 7, 415-423.
Waters, E., & Sroufe, L. A. (1983). Social competence as a developmental construct. Developmental Review, 379-97.
Whitaker, P. (2004). Fostering communication and shared play between mainstream peers and children with autism: Approaches, outcomes and experiences. British Journal of Special Education, 31, 215”“222.
Yang, T. R., Wolfberg, P. J., Wu, S. C., & Hwu, P. Y. (2003). Supporting children on the autism spectrum in peer play at home and school: Piloting the integrated play groups model in Taiwan. Autism, 7, 437”“453.

Downloads

Publicado

2013-04-22

Como Citar

Sanini, C., Sifuentes, M., & Bosa, C. A. (2013). Competência Social e Autismo:: O Papel do Contexto da Brincadeira com Pares. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(1), 99–105. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17597

Edição

Seção

Artigos Metodológicos