Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A partir de abril de 2024, as submissões para a Psicologia: Teoria e Pesquisa deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema ScholarOne.
O novo endereço para submissões já está ativo: http://mc04.manuscriptcentral.com/ptp-scielo
Os artigos submetidos até março de 2024 na plataforma OJS seguirão normalmente o fluxo de avaliação e editoração.
- -
Starting April 2024, submissions to Psicologia: Teoria e Pesquisa must be made exclusively through the ScholarOne system.
The new submission portal is already active: http://mc04.manuscriptcentral.com/ptp-scielo.
Articles submitted on the OJS platform by March 2024 will continue through the usual review and editorial process.
Diretrizes para Autores
IMPORTANTE: informamos que a partir de abril de 2024 as submissões para a revista Psicologia: Teoria e Pesquisa deverão ser feitas através do sistema ScholarOne.
Novas submissões já podem ser realizadas pelo novo endereço: http://mc04.manuscriptcentral.com/ptp-scielo
Gostaríamos de assegurar a todos que os artigos já submetidos na plataforma OJS seguirão normalmente o fluxo de avaliação e editoração.
Atenciosamente,
Equipe do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa
- -
Tipos de documentos aceitos
A Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa publica artigos originais vinculados às seguintes áreas da Psicologia:
- Ciências do Comportamento e Neurociências;
- Psicologia do Desenvolvimento e Escolar;
- Psicologia Clínica e Cultura; e
- Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.
No concernente aos tipos de contribuição, conforme as normas da APA, a Psicologia: Teoria e Pesquisa aceita manuscritos que se enquadrem nas seguintes categorias:
Estudos Empíricos: Trata-se de relatos de pesquisa original com fontes de dados primários ou secundários. Sua estrutura típica consiste em diferentes seções que refletem os estágios do processo de investigação e que aparecem na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (sumário, interpretação e implicações dos resultados). Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 120 palavras.
Revisão da Literatura: Trata-se de sínteses de pesquisa ou meta-análises e consistem em avaliação crítica de material já publicado. O propósito deste tipo de contribuição é que os autores integrem e avaliem material previamente publicado, considerando o progresso da pesquisa e buscando clarificar um problema específico. É importante que tragam contribuições relevantes e analisem um conjunto considerável de publicações. É esperado que os autores: (a) definam claramente um problema; (b) sumarizem investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; e (d) sugiram próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Não há uma estrutura de seções pré-definida para este tipo de contribuição, de forma que os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É fundamental que haja um argumento organizador e não somente uma compilação de pesquisas já realizadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 120 palavras.
Artigos Teóricos: Trata-se de trabalhos baseados na literatura empírica vigente para propor avanços teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, apresentem uma nova teoria ou analisem uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou demonstrando a vantagem de uma teoria sobre outra. Usualmente os autores de contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. As seções podem variar como forma de busca de consistência. É fundamental que haja um elemento propositivo no texto. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas (espaçamento duplo), incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 120 palavras.
Artigos Metodológicos: Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 120 palavras.
Preprints
Em conformidade com as boas práticas de comunicação de Ciência Aberta, à Psicologia: Teoria e Pesquisa aceita manuscritos depositados em servidores de preprints confiáveis nacionais e internacionais. Nesses casos, os autores devem indicar o link da versão do artigo já publicada e o DOI, quando houver. Cabe destacar que, nesses casos, o sistema de avaliação é alterado de duplo-cego para simples-cego por pares, em que os pareceristas saberão a autoria do artigo, mas os autores não saberão a identidade dos pareceristas. Nesses casos, a Psicologia: Teoria e Pesquisa ressalva a possibilidade de os pareceristas manifestarem conflito de interesse na avaliação do artigo.
Idioma de publicação
Com o objetivo de ampliar a visibilidade e alcance dos textos publicados, a revista adota a língua inglesa como idioma principal, possibilitando também a publicação em português, espanhol e francês mediante custos adicionais. Essa abordagem visa não apenas maximizar a acessibilidade internacional, mas também oferecer flexibilidade aos autores quanto ao idioma de publicação, proporcionando uma plataforma inclusiva e global para a disseminação de conhecimento.
Formato de Envio dos Artigos
- Título
Deve conter até 12 palavras.
- Título resumido
Deve ter até 50 caracteres.
- Resumo
Deve conter até 120 palavras, sendo necessário apresentar brevemente os objetivos da pesquisa, metodologia, principais resultados e conclusões.
- Palavras-chave
Mínimo três palavras, máximo seis. Devem ser centralizadas e em itálico. Sempre que possível, as palavras-chave devem constar na lista de terminologias da BVS-Psi ou do Thesaurus da APA.
- Identificação dos autores
Não deve constar no corpo do texto ou metadados do arquivo quaisquer informações que façam referência aos autores. Sendo a carta de submissão o local para a devida identificação, informações sobre financiamento, área na qual o artigo se encontra.
- Espaçamento
O recuo dos parágrafos do texto do manuscrito deve ser de 1,27 cm.
Todo texto deve estar redigido em espaçamento duplo (2 cm), incluindo “Resumo” e “Abstract”.
- Paginação
Até 30 páginas, em espaçamento duplo, incluindo título, resumo/abstract, referências e tabelas.
- Citações e referências
Devem seguir as normas da APA 7ª Edição.
- DOI
Os DOI devem ser apresentados no seguinte formato: https://doi.org/xxxxx
O titulo, titulo resumido, resumo e palavras-chave devem ser obrigatoriamente em inglês, caso seja de interesse dos autores publicarem em outros idiomas devem ser adicionados no idioma escolhido
Ativos Digitais
Tabelas, formulários, gráficos e desenhos devem ser apresentados da seguinte forma:
- As tabelas devem ser claras e limpas.
- Não se utiliza linhas de grade verticais.
- Linhas horizontais: usa-se o menos possível.
- Usa-se a palavra Tabela (com a inicial maiúscula), em fonte normal, seguida do número correspondente (ex: Tabela 1).
- O título é colocado uma linha abaixo da palavra Tabela, com alinhamento justificado, em itálico.
- O título da tabela deverá ser sucinto e explicativo. Todas as palavras iniciam com letra maiúscula e não se usa ponto final.
- A fonte do título da tabela é a mesma do texto e com espaçamento 1,5.
- Indicar a fonte quando a tabela for extraída de outra obra (não indicar se for do próprio autor). Referência ao documento consultado.
- Tabelas e figuras devem ser inseridas ao final do texto, em página exclusiva.
Citações e Referências
O periódico utiliza a 7ª Edição da APA como norteador para citações e referências. Recomendamos o guia fornecido pela Biblioteca Central da Universidade de Brasilia: https://bce.unb.br/
Marca de Autoria
A "Marca de Autoria" é uma informação embutida nas propriedades de um documento DOCX que identifica o autor original do arquivo. Isso inclui detalhes como o nome do autor, a empresa e outras informações de identificação. Embora essa informação seja útil para rastrear a autoria em contextos de colaboração, pode ser um problema quando você deseja submeter seu trabalho de forma anônima para avaliação.
A remoção da "Marca de Autoria" é crucial quando se busca uma avaliação imparcial e anônima. Ao eliminar qualquer informação que possa identificar você como autor, você garante que os avaliadores se concentrem unicamente no conteúdo e na qualidade do seu trabalho, sem preconceitos.
Etapa 1: Com o arquivo do word fechado, clique com o botão direito do mouse no arquivo e vá na opção “Propriedades”.
Etapa 2: Na aba “Detalhes”, na parte de baixo da janela, clique em “Remover Propriedades e Informações Pessoais”.
Etapa 3: Nesta nova janela, selecione a opção “Remover as seguintes propriedades deste arquivo”. Clica na caixa de seleção "Autores" e "Salvo por" e clica "ok".
Contribuição dos Autores
Somente as pessoas que contribuíram significativamente para o trabalho merecem autoria em um manuscrito. Configuram contribuição significativa: realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito.
A colaboração entre docentes e estudantes deve seguir os mesmos critérios. Os supervisores devem cuidar para não incluir na autoria estudantes ou pesquisadores com pequena ou nenhuma contribuição nem excluir aqueles que efetivamente participaram do trabalho. Autoria fantasma em ciência configura prática eticamente inaceitável.
Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade da pesquisa, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores, responsabilidade por suas contribuições individuais.
A contribuição individual de cada autor deve ser descrita na carta de submissão do artigo.
Documentos Suplementares
Carta de Apresentação
A carta de apresentação que acompanha a submissão do manuscrito deve ser assinada pelo(s) autor(es) correspondente(s), contendo impreterivelmente as seguintes informações:
- Título do artigo;
- Nome(s) do(s) autor(es) e respectivas afiliações; vigentes no ato da submissão do manuscrito;
- Email;
- Orcid;
- Assinatura física ou digital de todos os autores;
- Área no qual o artigo se vincula;
- Autorização do conselho de ética, caso necessário;
- Nível de participação de cada autor na construção do artigo.
- Caso haja fontes de financiamento, apresentar a instituição, número de contrato.
- Sugestão de pelo menos 3 potenciais revisores do manuscrito.
- Autorização de publicação
- Declaração de que é inédito, original (publicação em outro idioma é considerado como o mesmo artigo) e não foi - ou está sendo submetido à publicação em outro periódico. Os autores devem se certificar que o manuscrito está inteiramente em conformidade com as instruções e com a linha editorial de Psicologia: Teoria e Pesquisa.
- Se o artigo se enquadra no modelo de Preprint
- Informações a respeito dos dados de pesquisa
- E o tipo de revisão escolhido pelos autores.
Cobrança de taxas
A submissão de artigos é isenta de taxas iniciais. Contudo, ao ser aprovado e se houver interesse dos autores na publicação, será aplicada uma taxa de R$ 1.000,00 para artigos em inglês. Para a inclusão de outros idiomas, o valor adicional é de R$ 500,00 por cada idioma escolhido. Importante ressaltar que a responsabilidade pela tradução dos artigos aceitos é exclusiva dos autores, que devem arcar com os custos referentes à publicação e tradução, sem fornecimento de indicações de tradutores pela revista.
Informações Adicionais
É vedada aos autores a publicação de mais de dois manuscritos por ano, ainda que não estejam descritos como autores principais da obra.
Carta ao Editor
Descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa. Limitada a 3 páginas impressas na publicação,incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
NOTA TÉCNICA
Revisão crítica de obra recém publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Limitada a 2 páginas impressas na publicação.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.