Protocolo de Avaliação de Crianças com Autismo:
Evidências de Validade Critério
Palavras-chave:
Psicologia; Psicometria, Transtorno autista, Avaliação psicológica, Validação, Atenção compartilhadaResumo
O aumento da prevalência dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoces. Entretanto, poucos instrumentos de triagem validados estão disponíveis no Brasil, principalmente na rede pública de assistência. Neste contexto, o estudo teve o objetivo verificar evidências de validade de critério, preliminares, do Protocolo de Observação para Crianças com Suspeita de Transtornos do Espectro Autista (PRO-TEA). Participaram da pesquisa 30 crianças em idade pré-escolar, divididas em 3 grupos (Desenvolvimento Típico, Síndrome de Down e Autismo). O estudo mostrou que os itens que melhor diferenciaram as crianças com TEA dos controles foram os referentes à atenção compartilhada, brincadeira simbólica e movimentos repetitivos do corpo, apontando para o potencial uso do instrumento no contexto clínico.
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