Notas sobre a pandemia da COVID-19 e seus impactos na saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5985023Palavras-chave:
Brasil, COVID-19, Crianças e adolescentes, Pandemia, Saúde mentalResumo
Os efeitos da pandemia da Covid 19 no cenário mundial e brasileiro atingiram, além das mortes e infecções, vários setores das políticas púbicas e sociais, entre elas a saúde, educação e a assistência social. Na educação, as aulas suspensas entre março de 2020 à agosto de 2021, em grande parte dos municípios brasileiros, para o distanciamento físico e social, e com as medidas sanitárias necessárias para conter o avanço da pandemia atingiram substancialmente os alunos do ensino infantil, fundamental, médio e universitário. Considerando que grande parte dos alunos são crianças/adolescentes e jovens, nas quais apresentaram grandes demandas de sofrimento psíquico e saúde mental. Entende-se também que a infância e adolêscencia é uma fase peculiar do desenvolvimento humano, necessitando de proteção e garantia de seus direitos pela família, comunidade, sociedade e estado para a plena maturação dos seus aspectos físicos, psiquicos e sociais. Portanto o presente trabalho foi apresentar algumas notas ou dimensões dos impactos na saúde mental de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da Covid 19. Essas reflexões foram discutidas no seminário promovido pelo Violes/ CEAM/ UnB intitulado de “Retorno Presencial das Escolas e o Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes”. Trata-se de um estudo exploratório de revisão bibliográfica nas plataformas: Scielo, Pepsi, Lilacs-Bireme, com busca dos descritores em língua portuguesa – Brasil: Impactos/ Consequências na saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia da Covid 19. Após as revisões foram escolhidos 13 artigos que tratavam do tema, e destes foram destacados 3 artigos, pois esses últimos já traziam as revisões de vários artigos e publicações nacionais e internacionais. Os critérios de inclusão/exclusão dos artigos ajudaram na visão global do tema, o que possibilitou a criação de categorias para sua análise, a saber: método/tipo de pesquisa; aprofundamento dos impactos/consequências na saúde mental e/ou psicológica em crianças e adolescentes, com destaque de alguns sentimentos e comportamentos; impactos/consequências na família e na escola. Como resultado verificou-se que independentemente do método escolhido os artigos apontam no aumento do sofrimento psíquico, com impactos na saúde mental de crianças e adolescentes. Os problemas econômicos, os conflitos familiares, a violência doméstica no núcleo familiar somada as medidas de restrição, confinamento e distanciamento físico e social, as incertezas sobre a doença, fake news, os lutos com perdas de entes queridos, as exigências escolares do ensino à distância causaram e a falta de convivência com familiares e amigos, são elementos discutidos nos artigos. Com todo esse cenário vivenciado na pandemia fragilizou e vulnerabilizou ainda mais a educação e as crianças e adolescentes do Brasil.
Downloads
Referências
BECHARA, Laura de Souza et al. Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 6901-6917, Jan. 2021.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>, Acessado em 24 de setembro de 2021.
DOS SANTOS, Ronaldo Teodoro. O neoliberalismo como linguagem política da pandemia: a Saúde Coletiva e a resposta aos impactos sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 30(2), e300211, 2020.
MANGUEIRA, Liane Franco Barros et al. Saúde mental das crianças e adolescentes em tempos de pandemia: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo. v. 12, n. 11, 2020. DOI: <https://doi.org/10.25248/reas.e4919.2020>.
ORSINI, Marco. Automutilação em adolescentes e adultos jovens na pandemia por Covid-19: o relato de três casos. Rev. Augustus. v. 25, n. 52, p. 112-122, 2021.
PINHEIRO, Hugo Nilo Alecrim et al. Covid-19: Efeitos da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes. In: FERREIRA, Ezequiel (Org.). Psicologia: Identidade Profissional e Compromisso Social 2. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Moreira Neumann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.