Notas sobre a pandemia da COVID-19 e seus impactos na saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5985023

Palavras-chave:

Brasil, COVID-19, Crianças e adolescentes, Pandemia, Saúde mental

Resumo

Os efeitos da pandemia da Covid 19 no cenário mundial e brasileiro atingiram, além das mortes e infecções, vários setores das políticas púbicas e sociais, entre elas a saúde, educação e a assistência social. Na educação, as aulas suspensas entre março de 2020 à agosto de 2021, em grande parte dos municípios brasileiros,  para o distanciamento físico e social,  e com as  medidas sanitárias  necessárias para conter o avanço da pandemia   atingiram substancialmente os alunos do ensino infantil, fundamental, médio e universitário. Considerando que grande parte dos alunos são crianças/adolescentes e jovens, nas quais apresentaram grandes demandas de sofrimento psíquico e saúde mental.  Entende-se também que a infância e adolêscencia é uma fase peculiar do desenvolvimento humano, necessitando de proteção e garantia de seus direitos pela família, comunidade, sociedade e estado para a plena maturação dos seus aspectos físicos, psiquicos e sociais. Portanto o presente trabalho foi apresentar algumas notas ou dimensões dos impactos na saúde mental de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da Covid 19. Essas reflexões foram discutidas no seminário promovido pelo Violes/ CEAM/ UnB intitulado de “Retorno Presencial das Escolas e o Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes”. Trata-se de um estudo exploratório de revisão bibliográfica nas plataformas: Scielo, Pepsi, Lilacs-Bireme, com busca dos descritores em língua portuguesa – Brasil: Impactos/ Consequências na saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia da Covid 19. Após as revisões foram escolhidos 13 artigos que tratavam do tema, e destes foram destacados 3 artigos, pois esses últimos já traziam as revisões de vários artigos e publicações nacionais e internacionais. Os critérios de inclusão/exclusão dos artigos ajudaram na visão global do tema, o que possibilitou a criação de categorias para sua análise, a saber: método/tipo de pesquisa; aprofundamento dos impactos/consequências na saúde mental e/ou psicológica em crianças e adolescentes, com destaque de alguns sentimentos e comportamentos; impactos/consequências na família e na escola. Como resultado verificou-se que independentemente do método escolhido os artigos apontam no aumento do sofrimento psíquico, com impactos na saúde mental de crianças e adolescentes. Os problemas econômicos, os conflitos familiares, a violência doméstica no núcleo familiar somada as medidas de restrição, confinamento e distanciamento físico e social, as incertezas sobre a doença, fake news, os lutos com perdas de entes queridos, as exigências escolares do ensino à distância causaram e a falta de convivência com familiares e amigos, são elementos discutidos nos artigos. Com todo esse cenário vivenciado na pandemia fragilizou e vulnerabilizou ainda mais a educação e as crianças e adolescentes do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECHARA, Laura de Souza et al. Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 6901-6917, Jan. 2021.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>, Acessado em 24 de setembro de 2021.

DOS SANTOS, Ronaldo Teodoro. O neoliberalismo como linguagem política da pandemia: a Saúde Coletiva e a resposta aos impactos sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 30(2), e300211, 2020.

MANGUEIRA, Liane Franco Barros et al. Saúde mental das crianças e adolescentes em tempos de pandemia: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo. v. 12, n. 11, 2020. DOI: <https://doi.org/10.25248/reas.e4919.2020>.

ORSINI, Marco. Automutilação em adolescentes e adultos jovens na pandemia por Covid-19: o relato de três casos. Rev. Augustus. v. 25, n. 52, p. 112-122, 2021.

PINHEIRO, Hugo Nilo Alecrim et al. Covid-19: Efeitos da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes. In: FERREIRA, Ezequiel (Org.). Psicologia: Identidade Profissional e Compromisso Social 2. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Moreira Neumann, M. (2021). Notas sobre a pandemia da COVID-19 e seus impactos na saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil. Revista Do CEAM, 7(2), 151–162. https://doi.org/10.5281/zenodo.5985023

Edição

Seção

Pesquisa original