O idoso e a pandemia do COVID-19

uma análise de artigos publicados em jornais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4527219

Palavras-chave:

Brasília, COVID-19, Idosos, Meios de Comunicação de Massa

Resumo

As mídias de comunicação de massa cumprem importante papel de veiculação de informações sobre o novo coronavírus à sociedade. A forma com que tais informações são veiculadas constitui o objeto deste estudo, que se propõe a analisar a representação literal do que foi veiculado do idoso em mídias de comunicação de massa, no caso em jornais do Distrito Federal, disponíveis on-line e de acesso gratuito, durante o mês de abril, utilizando-se o software IRAMUTEQ®. Os resultados obtidos por meio de 90 notícias apontaram a prevalência de aspectos biológicos da pandemia sob ótica negativa quanto à população idosa, reafirmando preconceito histórico associado à velhice, mas por outro lado, constitui um importante aliado na divulgação de informações de utilidade pública e de auxílio na situação da pandemia, como foi o caso da divulgação de reportagens sobre ações sociais de apoio a idosos. Conclui-se sobre a necessidade de se reestruturar forma com que a comunicação é direcionada ao público, a fim de se tornar mais humana, haja vista os idosos fazerem parte da sociedade e se verem atingidos diretamente pela representação negativa que se tem deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Rosa Bezerra Leão , Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília

Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) Brasília (DF), Brasil. 

Vitor Hugo Sales Ferreira, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) Brasília (DF), Brasil.

Andrea Mathes Faustino, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília

Enfermeira, Especialista em Gerontologia, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, e docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da  Universidade de Brasília (UnB) Brasília (DF), Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Leão , L. R. B., Ferreira, V. H. S. ., & Faustino, A. M. . (2021). O idoso e a pandemia do COVID-19: uma análise de artigos publicados em jornais. Revista Do CEAM, 6(2), 84–102. https://doi.org/10.5281/zenodo.4527219