O DIREITO ACHADO NA RUA: PRÁXIS NO PERCURSO DE FORTALECIMENTO DAS LUTAS SOCIAIS.
Mots-clés :
Não temRésumé
Mediante a constatação da necessidade de uma nova racionalidade acerca dos direitos humanos, com perspectivas de ação a partir da luta coletiva organizada, ressalto importância dos processos de organização de redes e coletivos de direitos humanos que atuam nas pautas de direitos humanos relacionadas à luta concreta dos movimentos sociais do campo. E, que são fortalecidas pela práxis – formação, formulação, ação - presente no horizonte acumulativo e agregador de O direito achado na Rua. Práticas estas que se encontram e se configuram como ações que reinventam os direitos humanos com base no fortalecimento da luta dos movimentos sociais, na pesquisa militante engajada, pertencimento a grupos e projetos de extensão, na assessoria jurídica, e, consequentemente, nos processos de formação protagonizados por seus próprios intelectuais no processo constante de luta. Portanto o percurso revelador de “O direito Achado na Rua”, possibilita a incorporação de experiências concretas.
Téléchargements
Références
DAGGER, Richard. Rights. In: BALL, Terence; FARR, James; HANSON, Russell L. (org.). Political innovation and conceptual change. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p. 292-308.
FLORES, Joaquín H. A (re)invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
Direito Vivo: leituras sobre constitucionalismo, construção social e educação a partir do Direito Achado na Rua / Alexandre Bernardino Costa, organizador. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013. 390p.; 22com.
FLORESTAN, Fernandes. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005.
LYRA FILHO, Roberto. Por que estudar direito hoje? In: SOUSA JUNIOR, José Geraldo (org.). O direito achado na rua. Brasília: UnB, 1988.
___________________. O que é Direito. Brasília: Brasiliense, 1982.
___________________. Para um direito sem dogmas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1980.
MARSHALL, Thomas A. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MOLINA, Mônica Castagna; JÚNIOR, José Geraldo de Sousa; NETO, Fernando Costa Tourinho (org.). Introdução crítica ao Direito Agrário. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.
SOUSA JR., José Geraldo. O direito achado na rua: concepção e prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
O Direito Achado na Rua : Introdução crítica ao direito como liberdade / organizador: José Geraldo de Sousa Junior [et al.] – Brasília: OAB Editora ; Editora Universidade de Brasília, 2021. v.10. 728 p.
O Direito humano à alimentação e à nutrição adequadas: enunciados jurídicos / organizadores Valéria Torres Amaral Burity...[et al.]. -- Brasília, DF FIAN Brasil : O Direito Achado na Rua, 2021. PDF
O direito na disputa sobre o sentido da história: coatribuições jurídicas à luz da práxis humana: Turma Elizabeth Teixeira e a educação Jurídica: volume 2/ Américo Barbosa Nascimento… [et.al][organizadores]. Salvador: UEFS Editora, 2018. 236p.:il- (Turma Elizabeth Teixeira e a educação Jurídica : volume. 2)
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direito.UnB - Revue de Droit de l'Université de Brasília 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam na Revista Direito.UnB concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Direito.UnB (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) a qualquer momento após à definição do processo editorial.
- Autores concordam que, eventualmente, seus trabalhos poderão ser agregados pela Revista Direito.UnB às bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou que existam no futuro (indexadores e bancos de dados futuros). Os detentores dessas bases de dados terão a possibilidade de realizar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão;
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo;
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados;
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo;
- Digitalizar e/ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.