O supremo tribunal precisa de Iolau: resposta às objeções de Marcelo Neves ao sopesamento e à otimização

Autores

Palavras-chave:

Marcelo Neves, Princípios Jurídicos, Regras Jurídicas, Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal

Resumo

Talvez não exista, no direito constitucional brasileiro atual, um debate que tenha gerado uma produção tão intensa quanto aquele sobre princípios constitucionais. Muito dessa produção, contudo, é mera reprodução do que já foi escrito antes. O recente livro de Marcelo Neves, Entre Hidra e Hércules, é com certeza uma exceção nesse cenário. Ele traz novas luzes ao debate e propõe mudanças de rumos. Neste breve artigo, pretendo defender minhas ideias em face das objeções que o autor suscita, para mostrar que ele, de um lado, não tem razão nessas objeções e, de outro, não oferece de fato uma alternativa àquilo que ele chama de "modelos ainda dominantes".

------------------------------

Agradeço a Conrado Hübner Mendes, Josecleyton Geraldo da Silva, Rafael Bellem de Lima e Fernando Leal pela leitura crítica das versões preliminares deste texto. Artigo traduzido para o inglês por Teo Pastor e revisto pelo autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgílio Afonso da Silva, Prof. Dr., Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo (USP). (http://lattes.cnpq.br/1710445306180570)

Capa da Revista Direito.UnB Volume 2, Número 1

Publicado

2016-01-01

Como Citar

DA SILVA, Virgílio Afonso. O supremo tribunal precisa de Iolau: resposta às objeções de Marcelo Neves ao sopesamento e à otimização. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 96–118, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24545. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.