A relação entre direito público e normas sociais no constitucionalismo ”” nacional, europeu e global

Autores

Palavras-chave:

Globalização, Estado, Constituição, Direito Público, Normas Sociais

Resumo

O processo de globalização é um sério desafio para a teoria jurídica, incluindo a concepção de uma constituição para além do Estado. O presente artigo busca desenvolver a tese de que a globalização não é apenas um processo que enfraquece o Estado territorial externamente. Há uma face interna para o processo de globalização, que rompe a estrutura hierárquica estável da lei estatal da mesma forma que a dinâmica da transformação das sociedades pós-modernas, sobretudo, debilita a estabilidade das normas sociais que formaram a infraestrutura do direito estatal, bem como o direito em si. A dinâmica crescente da auto-transformação dessas normas sociais abre uma nova perspectiva tanto no direito constitucional interno e quanto no direito extra estatal.

-----------------------------------------------------

Artigo baseado na palestra ministrada na Universidade de Warwick, em 27 de junho de 2014. Tradução de: Teo Pastor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karl-Heinz Ladeur, Universidade de Hamburgo, Alemanha

Professor de Direito Público da Universidade de Hamburgo, Alemanha (https://www.jura.uni-hamburg.de/die-fakultaet/personenverzeichnis/ladeur-karl-heinz.html)

Capa da Revista Direito.UnB Volume 2, Número 1

Publicado

2016-01-01

Como Citar

LADEUR, Karl-Heinz. A relação entre direito público e normas sociais no constitucionalismo ”” nacional, europeu e global. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 11–26, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24521. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.