Consumo turístico de las familias brasileñas con jóvenes y ancianos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i2.45813Palabras clave:
consumo turístico, gasto turístico, demanda turística, jóvenes, ancianosResumen
Este artículo analiza el consumo turístico de dos grupos familiares: los que incluyen niños (menores de 18 años) y aquellos con ancianos (a partir de 60 años). El consumo turístico se analizó a partir del gasto turístico medio per cápita en relación con la edad de los individuos y otras características del hogar, como género, etnia, estrato regional y cobertura médica. El análisis consideró microdatos de la Encuesta de Presupuestos Familiares (POF) 2017-2018. El gasto turístico de las familias con niños aumenta a medida que aumenta la edad del individuo más joven. Para las familias con ancianos, el gasto turístico disminuye con la edad. Mientras que el género del jefe familiar tiene un efecto significativo en el gasto turístico de las familias con presencia de niños, el efecto no es significativo cuando hay personas ancianas. Otras variables tienen un efecto relevante sobre el gasto turístico, aunque con formas complejas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.