Turismo, Transporte Aéreo y Hospitalidad:
Enfoques, Distancias y Frente a la Pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39266Palabras clave:
Turismo; Transporte aéreo; Hospitalidad; LATAM; Covid-19;Resumen
Dialoga con los preceptos del Turismo, de los Transportes Aéreos y de la Hospitalidad, percibiéndolos como indisociables para la práctica turística. De esta forma, observó cómo un grupo de usuarios y de empleados del transporte aéreo perciben la hospitalidad en ese sector. La metodología utilizada fue la cualitativa, guiándose por formularios a un grupo de clientes y de empleados y de entrevista semiestructurada a un empleador del sector aerovial. Además, se hizo un paralelo con el escenario actual de la pandemia mundial de Covid-19, con el fin de percibir posibles nuevas configuraciones relacionadas con la hospitalidad. Para ello, se ha analizado, desde el sitio oficial de la aerolínea LATAM, cómo se ha adaptado a los cambios, así como las respectivas opiniones de clientes sobre los protocolos de la compañía, relatados en la plataforma TripAdvisor. Como principales resultados, se observó que la hospitalidad, el turismo y el transporte aéreo tienen aproximaciones y distanciamientos y que éstos son percibidos e influyen en la toma de decisiones de los consumidores.
Descargas
Citas
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2021, 03 de março). Painel de Indicadores do Transporte Aéreo 2018. Recuperado de https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/paineis-anos-anteriores/painel-2018.
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2021, 03 de março). Painel de Indicadores do Transporte Aéreo 2019. Recuperado de https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/painel-de-indicadores-do-transporte-aereo.
Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo, SP: SENAC/SP.
Camargo, L. O. L. (2004). Hospitalidade. São Paulo, SP: Aleph (Coleção ABC do Turismo).
Camargo, L. O. L. (2007). A Pesquisa em Hospitalidade. Santos: XXX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação.
Chon, K. S., & Sparrowe, R. T. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. Trad. Ana Beatriz de Miranda e Silva Ferreira. São Paulo, SP: Thomson.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 6a. ed.
Guaracy, T. (2003). O sonho brasileiro: como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de negócios. São Paulo, SP: Girafa Editora, 4ª. ed.
Kaperaviczus, A. F. (2015). A Evolução da Hospitalidade na Aviação: do Voo do “Jahú” aos Tempos atuais de Competição entre Empresas Tradicionais e “Low-cost” (Dissertação de Mestrado). São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi.
Lashley, C., & Morrison, A. (2004). Em busca da Hospitalidade: Perspectivas para um Mundo Globalizado. São Paulo, SP: Editora Manole.
Latam Airlines (2021, 06 de março). LATAM. Recuperado de https://www.latamairlines.com/br/pt.
Ministério da Saúde (2020, 31 de agosto). O que é Covid-19. Recuperado de https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca.
Ministério do Turismo (2020, 17 de março). Turismo Responsável: Selo Turismo Responsável Segurança para o consumidor e Incentivo para o turismo brasileiro. Recuperado de http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/.
Monteiro, M. G. (2006). As Relações entre Hospitalidade e Turismo: Análises e Perspectivas dos Ambientes em que ocorrem. V SeminTUR - Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul.
Organização Pan-Americana de Saúde (2021, 05 de março). Folha informativa Covid-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Recuperado de https://www.paho.org/pt/covid19.
Page, S. (2001). Transporte e turismo. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Bookman.
Palhares, G. L. (2001). Transporte aéreo e turismo: gerando desenvolvimento econômico. São Paulo, SP: Aleph.
Pakman, E. T. (2014). Sobre as definições de turismo da OMT: uma contribuição à história do pensamento turístico. Fortaleza, CE: Universidade do Estado do Ceará.
Roná, R. (2002). Transportes no Turismo. São Paulo, SP: Manole.
Santos, A. J. N. (2007). Hospitalidade e Serviços a Bordo de Aeronaves: O Caso da Azul Linhas Aéreas. São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi.
Silva, O. V., & Parra, C. S. (2010). Turismo Doméstico e Modal Aeroviário: A contribuição dos voos Charters. São Paulo, SP: Revista Científica Eletrônica de Turismo, ano VII, n. 13.
Silva, O. V., & SANTOS, R. C. (2009). Trajetória Histórica da Aviação Mundial. São Paulo, SP: Revista Científica Eletrônica de Turismo, ano VI, n. 11.
Sobrinho, W. P. (2020, 31 de agosto). Covid-19: 1 doente contagia 6, e casos podem dobrar em 3 dias, diz estudo. Saúde: Uol. São Paulo, SP. Recuperado de https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/10/covid-19-1-doente-contagia-6-e-casos-podem-duplicar-em-3-dias-diz-estudo.htm.
Torres, J. C. S. (2016). A hospitalidade nos aeroportos: Aeroporto Internacional Tom Jobim (Trabalho de Conclusão de Curso). Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense.
TripAdvisor (2021, 13 de março). LATAM Airlines. Recuperado de https://www.tripadvisor.com.br/Airline_Review-d10290698-Reviews-LATAM-Airlines.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.