Los Impactos de la iniciación científica para los estudiantes de graduación en turismo
DOI:
https://doi.org/10.26512/revcenario.v10i1.36080Palabras clave:
Iniciación científica, Informe de experiencia, Turismo, Estado de Rio de JaneiroResumen
Este artículo científico tiene como objetivo reportar la experiencia ganada por sus autores a lo largo de las actividades del grupo de investigación científica CNPq, Turismo, Gestão e Territórios (Turismo, Gestión y Territorios), describiendo los pasos escogidos y las dificultades que se pasaron durante el proyecto. La metodología empleada corresponde a un informe de experiencia de la iniciación científica de los autores, durante su graduación en el curso de turismo en una universidad pública, entre marzo de 2019 y junio de 2020. Debido a las experiencias obtenidas, fue posible vivir y comprender las distintas metodologías y etapas de la investigación que existen. A consecuencia, se destaca la importancia de la iniciación científica en el proceso de graduación del estudiante de turismo, debido a los saberes generados y experiencias adquiridas.
Descargas
Citas
Abramo, P. (1979). Pesquisa em ciências sociais. In: Hirano, Sedi. (org.) Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, p. 21-28.
Agência Brasil. (2019). Turismo gera quase 25 mil empregos formais em 12 meses. https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-12/turismo-gera-quase-25-mil-empregos-formais-em-12-meses#:~:text=Turismo%20gera%20quase%2025%20mil%20empregos%20formais%20em%2012%20meses%20%7C%20Ag%C3%AAncia%20Brasil.
Antunes, R. (1999). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo.
Baptista, M. L. (2014). Cartografia de saberes na pesquisa em turismo: proposições metodológicas para uma ciência em mutação. Revista Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, Caxias do Sul, 6(3), p.342-355. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2647/pdf_273
Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo, SP: Editora Unesp. https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Os-usos-sociais-da-ci%C3%AAncia.pdf.
Carneiro, J.; Sant’anna, E. S. & Autor. (2019). Apresentação no III Seminário Nacional de Turismo e Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa, ago 2019.
CNPq (2006) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O CNPq. Brasília. http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352 .
Claro, M. M; Botomé, S. P. &Kubo, O. M. (2003). Condições de trabalho, vida e saúde de trabalhadores de comércio em shopping center. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, 3(2), p. 63-90. https://periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/article/view/7232 .
Daltro, M. R, & Faria, A.A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223-237. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&tlng=pt .
Leal, E. (2000). A pesquisa e seu significado. In: Ferri, C.; Leal, E.h J. M & Hostins, R. (orgs.) (2000). Pesquisa na Universidade: elaboração de projetos e relatórios. Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, p. 4-7.
Maldonado, L. (1998). Iniciação científica na graduação em nutrição: autonomia do pensar e do fazer na visão dos pesquisadores/orientadores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Marconi M. & Lakatos, E.. (2010). Fundamentos da Pesquisa Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Massi, L., & Queiroz, S. L. (2015). A perspectiva brasileira da iniciação científica: desenvolvimento e abrangência dos programas nacionais e pesquisas acadêmicas sobre a temática. In Iniciação científica [recurso eletrônico]: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora Unesp Digital.
Morin, E. (1990). Ciência com consciência. 2. ed. Portugal: Publicações Europa-América. Organizações e Trabalho, 3(2), 63-90. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572003000200004&lng=pt&tlng=pt.
Morin, E. (2021). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf.
Pimentel, T. D., & Paula, S. C. de. (2014). A inserção profissional no mercado de trabalho face às habilidades adquiridas na formação superior em turismo. Revista De Turismo Contemporâneo, 2(1). https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5474.
Rejowski, M. (1996). Turismo e pesquisa científica: pensamento internacional x situação brasileira. (7a ed.). Campinas, SP: Papirus.
Santos, João. (2009). Turismo: Ciência ou Técnica. Revista do Turismo. 2009. http://www.revistaturismo.com.br/artigos/cienciatecnica.html.102
Silva, L. F. (2012). Iniciação científica – contexto e aspectos práticos. Revista De Medicina, 91(2), 128-136. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i2p128-136.
Tenório M.D.P. & Beraldi G. (2010). Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Revista da Associação Médica Brasileira, 56(4): 390-3. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302010000400007.
Werneck, V. R. (2006). Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, 14(51), p. 173-196, abr./jun. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000200003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.