Planejamento do turismo na Região Metropolitana de Curitiba

Autores

  • Margarete Araujo Teles Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18403

Palavras-chave:

Turismo. Planejamento. Políticas Públicas. Plano diretor.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do Planejamento Territorial do Turismo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com objetivo de avaliar a inserção do turismo nas políticas públicas dos municípios da região por meio de instrumentos de planejamento e entrevistas com os gestores públicos. A metodologia de trabalho caracteriza-se por uma abordagem analítica e empírica. Fundamenta-se em reflexões sobre o planejamento turístico e instrumentos de ordenação territorial. Nos procedimentos operacionais foram aplicadas as técnicas de pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa documental e empírica apontaram que embora existam orientações para uso de instrumentos de planejamento para o turismo municipal e regional, observa-se que os atores responsáveis pelo planejamento no âmbito metropolitano ficam sujeitos às decisões políticas para implementar suas ações e instrumentos de planejamento. Este estudo evidencia a necessária organização de políticas públicas no território, com vista a promover o turismo de forma sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Araujo Teles, Universidade Federal do Paraná

Geógrafa e Bacharel em Turismo. Mestre e Doutora em Geografia. Professora Adjunta departamento Turismo Universidade Federal do Paraná, Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Turismo.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

Teles, M. A. (2014). Planejamento do turismo na Região Metropolitana de Curitiba. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 2(3), 69–86. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18403

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.