Comportamento do Consumidor em Turismo
análise das publicações do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i1.47628Palavras-chave:
ANPTUR, Comportamento do consumidor, TurismoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar os trabalhos publicados no Seminário da ANPTUR voltados à temática do comportamento do consumidor em turismo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa descritiva. Para coleta de dados, buscou-se, na página dos anais do evento, estudos a partir das palavras-chave “comportamento” e “consumidor”, obtendo-se 45 trabalhos válidos, de 2005 a 2022. Para análise das publicações, recorreu-se ao software Iramuteq, no qual foram realizadas a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), a Análise Fatorial de Correspondência (AFC) e a nuvem de palavras. Os resultados permitiram extrair quatro clusters: 1) análise do consumidor; 2) abordagem teórica; 3) metodologias; e 4) consumo turístico. Esta pesquisa contribui para que a comunidade acadêmica interessada no evento possa desenvolver estudos complementares sobre o tema investigado e, dessa forma, colaborar para sua consolidação nos debates relacionados ao comportamento do consumidor em turismo.
Downloads
Referências
ANPTUR. (2020). Estatuto da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo - ANPTUR. Recuperado de https://www.anptur.org.br/portal/wiew/others-information/Estatuto_ANPTUR.pdf
_____. (2021, Março 11). Live ANPTUR - Marca e XVIII Seminário [Arquivo de vídeo]. Recuperado de https://youtu.be/hiw5aYouB3A
_____. (2021a). Portal ANPTUR. Recuperado de https://www.anptur.org.br/portal/index.php
_____. (n.d.). Anais do Seminário da ANPTUR. Recuperado de https://www.anptur.org.br/anais/anais/edicao_anterior.php
Antonelli, R. A., Espejo, M. M. S. B., Almeida, L. B., & Longhi, F. L. (2010). Estado da arte do impacto da tecnologia da informação nas organizações: um estudo bibliométrico. CAP Accounting and Management, 4(4), 77-86. http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/view/1000
Araújo, C. A. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11-32. https://www.seer.ufrgs.br/emquestao/article/view/16
Barbosa, D. P., & Medaglia, J. (2020). Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. Marketing & Tourism Review, 4(2), 1-33. https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5394
Barbosa, J. W. Q., & Barbosa, M. L. A. (2020). Propostas de Valor das Plataformas de Consumo Colaborativo no Turismo: o caso EatWith e Worldpackers. Turismo e Sociedade, 13(3), 22-41. http://dx.doi.org/10.5380/ts.v13i3.75410
Biz, A. A., Neves, A. J., & Bettoni, E. M. (2014). O comportamento dos consumidores turísticos no uso da telefonia móvel. Caderno Virtual de Turismo, 14(1), 34-48. https://www.redalyc.org/pdf/1154/115431119003.pdf
Briggs, S. (2001). Successful Tourism Marketing – A practical handbook. (2a ed.). Londres: Kogan Page.
Cobuci, L., Nascimento, L., & Medeiros, E. (2017). Festival ‘Cultura e Gastronomia Tiradentes’: uma análise do comportamento do consumidor do turismo gastronómico. Revista Turismo & Desenvolvimento, (27), 2325-2344. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10613
Comscore. (2020). Consumer Engagement with Travel Sites Dips with Resurgence of COVID-19 Cases. Recuperado de https://www.comscore.com/por/Insights/Press-Releases/2020/7/Consumer-Engagement-with-Travel-Sites-Dips-with-Resurgence-of-COVID19-Cases
Cooper, C., Fletcher, J., Wanhill, S., Gilbert, D., & Shepherd, R. (2003). Turismo: Princípios e Práticas. (2a ed.). São Paulo: Bookman.
Daim, T. U., Rueda, G. R., & Martin, H. T. (2005). Technology forecasting using bibliometric analysis and system dynamics. A Unifying Discipline for Melting the Boundaries Technology Management. Portland, OR, USA, 112-122. https://doi.org/10.1109/PICMET.2005.1509681
Guardani, F., Aruca, J., & Araujo, M. (1996). Comportamento do Consumidor e a Escolha das Destinações Turísticas. Revista Turismo em Análise, 7(2), 17-27. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v7i2p17-27
Hall, C. M. (2011). Publish and perish? Bibliometric analysis, journal ranking and the assessment of research quality in tourism. Tourism Management, 32(1), 16-27. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2010.07.001
Horner, S., & Swarbrooke, J. (2002). O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph.
Kim, M. J., Lee, C.-K., & Jung, T. (2020). Exploring Consumer Behavior in Virtual Reality Tourism Using an Extended Stimulus-Organism-Response Model. Journal of Travel Research, 59(1), 69–89. https://doi.org/10.1177/0047287518818915
Koseoglu, M. A., Rahimi, R., Okumus, F., & Liu, J. (2016). Bibliometric studies in tourism. Annals of Tourism Research, 61, 180-198. https://doi.org/10.1016/j.annals.2016.10.006
Kovacs, M. H., Barbosa, M. L. A., Souza, A. G., & Mesquita, A. E. P. (2012). Pesquisa em turismo: Uma avaliação das metodologias empregadas nos artigos publicados nos anais no triênio do seminário anual da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo-ANPTUR. Turismo-Visão e Ação, 14(1), 19-34. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p019-034
Massukado, M. S. (2008). Análise comparativa de estratégias qualitativas de investigação: possibilidades para a pesquisa em turismo. Turismo e Sociedade, 1(1). http://dx.doi.org/10.5380/tes.v1i1.11922
Mathew, V., & Soliman, M. (2020). Does digital content marketing affect tourism consumer behavior? An extension of technology acceptance model. Journal of Consumer Behavior, 20(1), 61-75. https://doi.org/10.1002/cb.1854
Medeiros, M. L., Mariutti, F. G., & Machado, D. F. C. (2012). A Pesquisa em Marketing Turístico: uma análise da produção acadêmica apresentada no Seminário da ANPTUR de 2006 a 2010. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos-ABET, 37-45. https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3008
Moura, R. G. (2017). Comportamento do consumidor: A influência da embalagem no processo de decisão de compra das mulheres na aquisição de cosméticos nos supermercados. REA-Revista Eletrônica de Administração, 16(1), 4-24. https://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/view/1145
Murphy, C., Naert, S., & Strong, C. (2020). Coronavirus & Behavior Change - What does this mean for brands? Recuperado de https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/publication/documents/2020-03/ipsos-coronavirus-behavior-change.pdf
Oliveira, F. F. (2017). Comportamento do consumidor: um estudo das teorias de marketing aplicadas ao turismo. Saberes Interdisciplinares, 1(2), 53-78.
Rocha, E. S., Costa, L. A., & Anjos, F. A. (2017). Perspectiva sistêmica nos artigos publicados nos anais dos seminários da ANPTUR. Turismo-Visão e Ação, 19(3), 614-631. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n3.p614-631
Rocha, G. L. (2020). Com a pandemia de coronavírus, visitas a sites de notícias aumentam 40% no Brasil. Recuperado de https://www.buzzfeed.com/br/guilhermelr/com-a-pandemia-de-coronavirus-visitas-a-sites-de-noticias
Rodrigues, F. I. B. V., & Alexandre, M. L. O. (2020). Tecnologia da informação no planejamento de viagens e turismo: análise do uso de aplicativos. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 10(1), 130-144. https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/ritur/article/view/9616
Serra, L. S., & Alfinito, S. (2020). Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - RBTUR, São Paulo, 14(3), 109-133. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1913
Silva, J. M. P. D. (2008). O estado-da-arte da literatura em economia e gestão da inovação e tecnologia: um estudo bibliométrico. 68 p. Dissertação (Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico). Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto.
Silva, P. R., Deboçã, L. P., Silva, A. J. H., & Veiga, R. T. (2012). Uma análise da produção científica nos periódicos de turismo sobre o tema comportamento do consumidor em turismo. Revista Turismo Visão e Ação, 14(1) 47-66. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p047-066
Silva, F. Q., Santos, E. B. A., Brandão, M. M., & Vils, L. (2016). Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. REMark - Revista Brasileira de Marketing, 15(2), 246-262. https://www.redalyc.org/pdf/4717/471755312008.pdf
Silva, A. C., Dutra, J. E. M., Lima, L. S., & Alexandre, M. L. D. (2020). O Uso e relevância em abordagem quantitativa de pesquisas em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR-UFRN). Revista de Turismo Contemporâneo, 8(1), 65-87. https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n1ID16970
Sousa, B., & Vasconcelos, S. (2018). Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca. European Journal of Applied Business Management, Special Issue, 1-14. Link
Steinbauer, A., Werthner, H. (2007). Consumer Behaviour in e-Tourism. In: Sigala, M., Mich, L., Murphy, J. (eds) Information and Communication Technologies in Tourism 2007. Springer, Vienna. https://doi.org/10.1007/978-3-211-69566-1_7
Triviños, A. N. S. (2008). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Ulker-Demirel, E., & Ciftci, G. (2020). A systematic literature review of the theory of planned behavior in tourism, leisure and hospitality management research. Journal of Hospitality and Tourism Management, 43, 209-219. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2020.04.003
Valls, J. F. (2006). Integral management of sustainable tourist destinations. Publishing Company FGV, 232 p.
Vareiro, L. M. C., & Pinheiro, T. C. S. (2017). A influência da crise na escolha pelo consumidor entre agências de viagens ou operadores on-line. Turismo - Visão e Ação, 19(2), 220-243. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n2.p220-243
Wolcott, H. F. (1994). Transforming qualitative data: Description, analysis and interpretation. Thousand Oaks, CA: Sage.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.