Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável

Autores

  • Domira Fernandes de Araujo Fundação Visconde de Cairu
  • Maria da Conceição Pereira Ramos Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18405

Palavras-chave:

Educação. Turismo. Interculturalidade. Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre os desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável, que favoreçam a integração de práticas educativas inclusivas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as diferentes culturas, através dos indivíduos e grupos, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica uma troca entre as diversas áreas do conhecimento, cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar as organizações a desenvolverem propostas de educação voltadas para a inclusão, buscando interagir conceitos de interculturalidade, educação intercultural e turismo sustentável. Porém há uma lacuna de produções que visam explicitar a relação entre educação e turismo sustentável, elemento motivador deste estudo, realizando pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da Fundação Visconde de Cairu e da Universidade do Porto. É importante o diálogo dessas relações, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade, fazendo com que a atividade turística seja geradora de efeitos positivos sobre as populações e economias locais, a proteção do ambiente, a preservação da cultura e tradição e a utilização racional de recursos naturais. Estas reflexões teóricas sinalizam para a necessidade de comunicação entre as diferentes culturas, em especial na educação e no turismo, com ênfase na interculturalidade, à luz da revisão da literatura sobre o assunto, na perspectiva de uma sociedade mais igualitária e sustentável.

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Biografia do Autor

Domira Fernandes de Araujo, Fundação Visconde de Cairu

Professora da graduação e pós-graduação da Fundação Visconde de Cairu, nas áreas do turismo sustentável, planejamento recursos humanos, administração. pesquisadora, membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Sociais e Formação Corporativa, do Programa Observatório de Desenvolvimento Humano-PODH

Maria da Conceição Pereira Ramos, Universidade do Porto

Professora da Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto (UP) - Portugal. Doutora em Ciência Econômica pela Universidade de Paris I ”“ Sorbonne (França). Mestre em Economia dos Recursos Humanos pela Universidade de Paris I ”“ Sorbonne. Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra - Portugal. Investigadora no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), Universidade Aberta

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Publicado

12-12-2014

Como Citar

Araujo, D. F. de, & Ramos, M. da C. P. (2014). Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 2(3), 89–105. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18405

Edição

Seção

Artigos

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