O turismo na cidade do Rio de Janeiro : história e humor nas revistas ilustradas da década de 1920

Autores

  • Vera Lúcia Bogéa Borges Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Crissy Folhadella Barbosa Bellagamba Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18401

Palavras-chave:

Turismo. Rio de Janeiro. História. Revistas Ilustradas. Humor.

Resumo

Este estudo toma como ponto de partida a análise das notícias sobre o turismo e os turistas na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1920, veiculadas nas revistas ilustradas (Careta e Fon-Fon). Em função dos avanços e dos desafios para consolidar a então capital federal como um local turístico, gradativamente, as charges publicadas nesses periódicos cariocas constituíam-se em importante fonte de crítica a esse processo. Assim, mediado pelo elemento do humor, as charges informavam ao leitor, por intermédio de personagens que representavam os atores sociais (autoridades, representantes ligados ao turismo, cariocas, turistas) e refletiam de forma crítica sobre a construção turística do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bogéa Borges, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta I no Departamento de Turismo e Patrimônio (DETUR) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Chefe no Departamento de Turismo e Patrimônio (DETUR) e Líder no Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Turismo e Cidades (INTERTUR). Doutora em História (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a tese A Batalha Eleitoral de 1910: imprensa e cultura política na Primeira República que conquisitou o 3º lugar no Prêmio da Biblioteca Nacional, na cateogria ensaio social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda). Área de interesse Turismo, Turismo Histórico-Cultural, Brasil Republicano, Educação.

Crissy Folhadella Barbosa Bellagamba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda no curso de Turismo na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (INIRIO), bolsista de Iniciação Científica e integrante no Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Turismo e Cidades.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

Borges, V. L. B., & Bellagamba, C. F. B. (2014). O turismo na cidade do Rio de Janeiro : história e humor nas revistas ilustradas da década de 1920. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 2(3), 31–46. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18401

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.