Cooperação e sustentabilidade no setor turístico : estudo sobre micro e pequenas empresas de Cavalcante (GO, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i5.15224Palavras-chave:
TurismoResumo
A cooperação entre organizações do turismo a fim de atingir objetivos comuns pode trazer benefícios e vantagem competitiva aos envolvidos, especialmente quando se tratam de micro e pequenas empresas (MPE). Assim, o objetivo do estudo consistiu em verificar as relações de cooperação e possíveis vantagens para os empreendimentos turísticos e para a cidade de Cavalcante/GO, no que diz respeito à competitividade dos negócios e da sustentabilidade do destino. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa com utilização de um roteiro de entrevista semiestruturado junto a 21 empresas ligadas ao turismo em Cavalcante/GO. Os dados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo e revelaram que o próprio turismo, as estruturas da cidade e as relações cooperativas são incipientes. Na ótica dos entrevistados, a ausência de suporte público e a falta de interesse dos envolvidos são os dois principais fatores que dificultam a criação e o funcionamento das redes de cooperação. De forma geral, verificou se uma inclinação positiva dos representantes para cooperarem, mas que pouco se reflete em ações concretas no dia a dia. Por isso, não foi possível relacionar a cooperação diretamente com a competitividade e com o desenvolvimento sustentável das empresas e da região como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.