O viajante e o sentimento oceânico

Autores

  • Eduardo Yázigi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18303

Palavras-chave:

turismo. viajante. sentimento oceânico.

Resumo

Esta abordagem procura diferenciar o viajante dos turistas comuns de nossos dias. Esses últimos seguem as publicidades sedutoras dos tours operators, as quais, por todas as partes, anunciam o mesmo padrão de atrativos: os espetáculos imperdíveis, a arquitetura monumental ou patrimonial, as boas compras, as feiras temáticas comerciais, as grandes festas etc. Convencionemos chamar este menu como atrativos de superfície. Descendo aos subterrâneos das civilizações, o viajante busca antes o caminho das profundezas culturais que apesar dos tempos ainda subsistem, a paisagem para ser vivida e não vista, a cultura e arquitetura vernacular, as tradições ameaçadas pelos projetos do que deve ser o “in”. Mochileiros, por exemplo, em geral dotados de espírito aventureiro e dispondo de menos recursos carregam seus hotéis de lona e o instalam nos lugares iluminados ou temperados com as lides simples dos povos esquecidos, com suas artes fora de moda, mas ricas do sentimento da coesão social. O mochileiro, ao contrário dos turistas, precisa de mais tempo, porque soa ridículo a atitude normal do turista comum que leva dois minutos contemplando a Mona Lisa e ficam mais de horas vasculhando as butiques do Museus. A primeira ou segunda opção depende de escolha que o homem faz para si mesmo, os valores que deseja cultura e aprender. Mas não se trata de julgar o turismo comum, desgraçadamente limitado pelo tempo e interesse, de uma viajante que seria mais sábio. Ambas as coisas podem coexistir porque a priori não realizamos uma única viagem na vida e só a experiência dirá o que vale a pena. Mas é preciso experimentar para dar o parecer final. O sentimento oceâncio não pode ser encontrado em todas as partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Yázigi, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Geografia da USP. 

Referências

ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. São Paulo, Duas Cidades, 1982.
BEAUVOIR, Simone de. Les belles images. Paris: Gallimard, 1966.
BARRERA, José Carlos Bermejo. La consagración de la mentira, 2012.
DUNCAN, Isadora. Minha vida. Rio, José Olympio, 1989.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Ser e Tempo. Unicamp, Petrópolis, 2012 (edição bilíngüe)
HOBSBAWN, Eric A Invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
LAQUEUR. The last days of Europe: epitaph for an old continent. New York, Thomas Dunnen, Books, 2097.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do Vazio: ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Manole, 2005.
LIMA, Rossini Tavares de. “Manifestações folclóricas paulistas”, in Ernani da Silva Bruno. LOBATO, MONTEIRO. Jeca Tatu, in Almanaque do Biotônico Fontoura.
PEREIRA DE QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Bairros rurais paulistas Dinâmica das relações bairro rural ”“ cidade. São Paulo: Livraria duas Cidades, 1973.
ROJAS, Enrique. Una vidas in valores. Editora Vivir Mejor (Espanha, sem cidade da edição), 1992.
SETTI\, Kilza. Ubatuba no canto de suas praias: estudo do caiçara e de sua produção musical. São Paulo, Ática, 1985.

Downloads

Publicado

16-11-2016

Como Citar

Yázigi, E. (2016). O viajante e o sentimento oceânico. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 4(6), 29–42. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18303

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.