Pau de Arara e o vai e vém das romarias : um estudo etnográfico do transporte no município de Canindé ”“ Ceará = Pau de arara comes and goes pilgrimages ethnographic : a study of transport in the municipality of Canindé
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i2.15200Palavras-chave:
Turismo. Ciências Sociais. Geografia humana.Resumo
Espera-se que este ensaio contribua para o desenvolvimento de estudos acerca do transporte informal de passageiros, com a alcunha de Pau de Arara ou carro de horário, bastante empregado no Norte e Nordeste brasileiro. Este ensaio analisa esta prática no município de Canindé, localizado no nordeste brasileiro. São conhecidas as limitações que o sertão cearense sofre com suas distâncias, declives, estradas vicinais mal conservadas e ausência de infraestrutura de acesso. Na opção que resta está um transporte que ao mesmo tempo é excludente e inclusivo, por levar tudo e a todos, a qualquer lugar. O Pau de arara é adaptado para transportar passageiros entre a zona rural e a zona urbana, em romarias e para transporte de cargas sem as mínimas condições de segurança. Para a investigação utilizou-se métodos como pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, entrevistas, questionários, etnografia e a observação participante sobre medidas dos sistemas de transportes públicos nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.