Festa de padroeiro e rituais festivos no território Kalunga : o sentido da tradição em um sítio patrimonial = Patron saint feast and festive rituals in kalunga territory : the meaning of tradition in a heritage site
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i2.15199Palavras-chave:
Geografia. Turismo.Resumo
As festas de padroeiros realizadas nas comunidades quilombolas do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, em Goiás, constituem tradições que vinculam valores simbólicos à reprodução material da vida. A proposta deste artigo é compreender o sentido destas tradições festivas e sua inserção em um sítio patrimonial, a partir de uma festa de padroeiro na qual se realizou trabalhos de campo e pesquisa participante - a Romaria de Nossa Senhora Aparecida. Em sua dimensão religiosa, as festas e rituais religiosos atribuem ao espaço sentidos de pertença, e ao grupo que deles compartilham e os vivenciam, uma identidade própria. Assim, é possível afirmar que o patrimônio destas comunidades não é percebido pelos seus moradores com base nos atributos de uma institucionalidade legada ao seu território, mas, sobretudo, pelos sentidos da tradição vivida coletivamente, o que maximiza as relações afetivas sobre o lugar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.