Turismo e cinema na Capital Nacional do Espumante ”“ Garibaldi
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i8.15052Palavras-chave:
TURISMOResumo
O artigo visa abordar a relação existente entre: cinema e turismo, tendo como lócus de análise a cidade de Garibaldi, localizada na Serra Gaúcha. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos de Turismo e relacionados à Comunicação. A metodologia é constituída a partir da estratégia metodológica denominada Cartografia de Saberes (BAPTISTA, 2014), neste caso, envolvendo uma revisão bibliográfica, para a abordagem conceitual da temática proposta, assim como o levantamento das produções realizadas na cidade de Garibaldi. Em termos de resultados da investigação, é possível compreender o cinema como um eficiente e criativo diferencial, no posicionamento e desenvolvimento de novos lugares e atrativos turísticos. Através de suas imagens, a mídia mobiliza os espectadores e desperta o interesse para o que vem sendo estudado, discutido e chamado de Turismo Cinematográfico, envolvendo a visitação de lugares e locações que servem de cenários para produções de filmes e séries cinematográficas ou televisivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.