GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: ENTRE AS FRONTEIRAS DA COLONIALIDADE

Autores

  • Silvia Regina Miho

Palavras-chave:

Internacionalização; Testes de Proficiência; Colonialidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central contribuir para a discussão sobre o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil, relacionados à questão da proficiência em língua inglesa e sua certificação reconhecida internacionalmente. Serão tratados os vários aspectos políticos e econômicos intrinsecamente ligados à certificação da proficiência e, principalmente, no modo como tais aspectos são representados discursivamente por meio de documentos oficiais e textos de divulgação dos programas Ciências sem Fronteiras (CsF) e Idiomas sem Fronteiras (IsF), disponíveis online. As reflexões e considerações tecidas neste trabalho são parte de resultados de pesquisa de pós-doutoramento (em andamento) junto ao grupo de pesquisas Formação de professores de língua estrangeira da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

04-07-2018

Como Citar

MIHO, Silvia Regina. GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: ENTRE AS FRONTEIRAS DA COLONIALIDADE. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 28, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10142. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo