GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: ENTRE AS FRONTEIRAS DA COLONIALIDADE

Autores

  • Silvia Regina Miho

Palavras-chave:

Internacionalização; Testes de Proficiência; Colonialidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central contribuir para a discussão sobre o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil, relacionados à questão da proficiência em língua inglesa e sua certificação reconhecida internacionalmente. Serão tratados os vários aspectos políticos e econômicos intrinsecamente ligados à certificação da proficiência e, principalmente, no modo como tais aspectos são representados discursivamente por meio de documentos oficiais e textos de divulgação dos programas Ciências sem Fronteiras (CsF) e Idiomas sem Fronteiras (IsF), disponíveis online. As reflexões e considerações tecidas neste trabalho são parte de resultados de pesquisa de pós-doutoramento (em andamento) junto ao grupo de pesquisas Formação de professores de língua estrangeira da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNI, M. In the name of CEFR: Individuals and standards. In: SPOLSKI, B et ali.(eds) Challenges for Language Education and Policy; Making space for people. New York: Routledge, 2015, p.48-58

BLACKLEDGE, A. Discourse and Power in a multilingual world. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2005

DENDRINOS, B. Social Meanings in Global-Glocal Language Proficiency. In: TSAGARi,D. PAPADOMA-SOPHOCLEUS,S., S. & IONU-GEORGIU,S. (eds.). International Experiences in Language Testing and Assessment.. Peter Lang Edition (Language Testing and Evaluation series), Vol. 28, 2013.

ELDER, C. & DAVIS, A. (2006). Assessing English as Lingua Franca. Annual Review of Applied Linguistics, 282-301. Cambridge University Press, 2006.

GURUZ, K.. Higher Education and International Student Mobility in Knowledge Economy. New York: State University of New York, 2011

KUMARAVADIVELU , B. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? TESOL QUARTERLY Vol. 50, No. 1, March 2016., p.66-85

HOLLIDAY, A. (En) Countering Native-speakerism ”“ Global Prspectives. New York: Palgrave MacMillan, 2015

JENKINS, J. English as International Lingua Franca in international university, the politics of academic English Language Policy. London/New York: Routledge, 2014

MAIS UNIDOS. disponivel em: https://www.facebook.com/unidosmais

MEC, M. d. (28 de 09 de 2016). Ciência sem fronteiras. Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa

MENKEN,K. English Learners Left behind: standardized tests as language policy. Clevedon/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2008

MOROSINI, M E USTÁRROZ, E. Impactos da Internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e da competências ingerculturais. Brasilia: Em aberto., v. 29, p.35-46, 2016

PARK, J & WEE, L. Markets of English, linguistic capital and language policy in a globalized world. New York: Routlege, 2012

PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English International Language. New York: Routledge, 2013.

PHILLIPSON, R. Native speakers in linguistic imperialism. Journal for Critical Education Policy Studies Volume 14, Number 3. Disponível em: http://www.jceps.com/wp-content/uploads/2016/12/14-3-4.pdf . Acesso em 01/03/2017

PILLER , I & CHO, J. Neoliberalism as language Policy. Language in Society 42, 23-44. Disponível em: http://www.languageonthemove.com/journal-articles/

PILLER, I.. Language Diversity and Social Justice. Oxford/New York: Oxford University Press, 2016

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires:CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf.

SENADO FEDERAL DO BRASIL.Avaliação do programa Ciência sem Fronteiras. @015. Disponível em: Disponível em: www12.senado.leg.br/.../K-Comissao-Permanente-CCT-Pauta-20151020EXT041.pdf . Aceso em 26/02/2017

SIQUEIRA, A.C. Higher Education Reform in Brazil: reinforcing marketization. Journal for Critical Education policy studies. Vol.7, n.1, p. 170-191, 2009. Disponível em: http://www.jceps.com/archives/598 . Acesso em: 22/02/2017

TEMPLER, B. High-Stakes Testing at High Fees: Notes and Queries on the International English Proficiency Assessment Market. In: Journal for Critical Education Policy Studies

Volume 2, Number 1. Disponível em: http://www.jceps.com/archives/414 . Acesso em 03/03/2017

Downloads

Publicado

04-07-2018

Como Citar

MIHO, Silvia Regina. GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: ENTRE AS FRONTEIRAS DA COLONIALIDADE. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 28, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10142. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo