Caldas caseiras alternativas: efeito na respiração microbiana do solo
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i2.50032Palavras-chave:
Agroecologia, respiração basal do solo, micro-organismosdo soloResumo
Caldas caseiras são muito utilizadas na agricultura como alternativas aos agrotóxicos comerciais para controle de pragas e doenças, embora pouco seja conhecido sobre seu efeito no ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de caldas na respiração microbiana do solo proveniente de culturas anuais e de área de mata. A respiração foi avaliada por titulometria após tratamento de 40 g de solo com 1 mL das seguintes caldas: Alho, Pimenta e Sabão (APS), de Leite, Extrato de Fumo, Sulfocálcica e água. A aplicação das caldas afeta a respiração microbiana do solo e as caldas de Alho, Pimenta e Sabão e de Extrato de fumo desencadeiam estresse mais pronunciado nas populações microbianas. O solo da área cultivada respondeu mais intensa e rapidamente à aplicação das caldas. Conclui-se que as caldas testadas interferem no metabolismo dos micro-organismos do solo, ressaltando a necessidade de mais estudos sobre o tema e de cautela na utilização das mesmas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.