Comparação química do composto orgânico de esterco bovino e leguminosas:leucena (Leucaena leucocephala(Lam ) de Wit) e sombreiro (ClitoriafairchildianaHaward )
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48911Palavras-chave:
Leucena, Sombreiro, Esterco bovino, composto orgânicoResumo
O composto é utilizado na agricultura, como alternativa para melhorar as condições físicas e a fertilidade do solo. Com objetivo de conhecer a composição química do composto de esterco bovino e leguminosas; leucena (Leucaena leucocephala Lam de Wit), e sombreiro (Clitoria fairchildiana Haward) em diferentes proporções. O presente trabalho foi desenvolvido na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no município de São Luís. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com sete tratamentos e quatro repetições: T1 - 75 kg de esterco bovino + 25 kg de folhas de leucena; T2 - 50 kg de esterco bovino + 50 kg de folhas de leucena; T3 - 25 kg de esterco bovino + 75 kg de folhas de leucena; T4 - 75 kg de esterco bovino + 25 kg de folhas de sombreiro; T5 - 50kg de esterco bovino + 50 kg de folhas de sombreiro; T7 (testemunha) 100 kg de esterco bovino; nos tratamentos T4, T5 e T6 foi utilizado o biofertilizante EM na proporção de 1:1000 em função do excesso de lignina das folhas de sombreiro, que dificultou o processo de decomposição. Foram analisadas amostras do esterco bovino compostado, e dos compostos com leguminosas para determinação dos componentes químicos. Conforme resultados de análises, na maioria dos tratamentos os teores totais de MO, Ph, P, K e Ca, Mg e H+Al foram superiores à testemunha, constituindo fontes alternativas de fertilizantes para a agricultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.