Composição química de composto orgânico preparado com esterco de eqüino e leucena (Leucaena leucocephala Lam de Wit).
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48913Palavras-chave:
Composto Orgânico, Leucena, Esterco eqüinoResumo
A compostagem é um dos meios mais eficientes para a transformação dos resíduos vegetais e animais em produtos orgânicos utilizáveis na agricultura, constituindo alternativa para obtenção de insumos, reduzindo a utilização de fertilizantes químicos. Este trabalho foi conduzido na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, com o objetivo de avaliar a composição química do composto de esterco eqüino com leucena em diferentes proporções. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com 4 tratamentos e 6 repetições. Os tratamentos foram T1, Testemunha; esterco de eqüino puro, T2, 25kg de esterco de eqüino + 75kg de leucena; T3, 50kg de esterco de eqüino +50kg de leucena; T4, 75kg de esterco de eqüino + 25kg de leucena. Aos 67 após a montagem das pilhas de compostagem foram coletadas amostra dos compostos resultantes de cada tratamento, para análise da composição química; teores de Matéria Orgânica (M.O), pH, Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Hidrogênio e Alumínio (H+Al), Carbono e Nitrogênio. De acordo com resultados obtidos, os tratamentos diferem estatisticamente entre si, em relação aos parâmetros avaliados. Os resultados das análises demonstraram que o T4 (75kg de esterco de eqüino + 25kg de leucena) apresentou valores elevados em relação à testemunha, T1 nos teores de M.O (14,9%); P (857mg/dm3); e Mg (77,5mmol/dm3), associado a um pH de acidez baixa (6,5), resultando um composto de excelente qualidade. Todos os tratamentos apresentaram características químicas em níveis satisfatórios, em relação à fertilidade do solo, exigidos pela maioria das espécies cultivadas no Brasil. Palavras-chave: Composto. Leucena. Esterco eqüino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.