Comparação química do composto orgânico de esterco bovino e leguminosas:leucena (Leucaena leucocephala(Lam ) de Wit) e sombreiro (ClitoriafairchildianaHaward )

Autores/as

  • Josilda Junqueira Ayres Gomes Universidade Estadual do Maranhão
  • Cíntia Viviane Araújo Costa Secretaria Estadual do Meio Ambiente - MA
  • Ana Paula Rosa Teixeira Secretaria Estadual do Meio Ambiente - MA
  • Valdirene Socorro Dias Secretaria Estadual do Meio Ambiente - MA

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48911

Palabras clave:

Leucena, Sombreiro, Esterco bovino, composto orgânico

Resumen

O composto é utilizado na agricultura, como alternativa para melhorar as condições físicas e a fertilidade do solo. Com objetivo de conhecer a composição química do composto de esterco bovino e leguminosas; leucena (Leucaena leucocephala Lam de Wit), e sombreiro (Clitoria fairchildiana Haward) em diferentes proporções. O presente trabalho foi desenvolvido na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no município de São Luís. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com sete tratamentos e quatro repetições: T1 - 75 kg de esterco bovino + 25 kg de folhas de leucena; T2 - 50 kg de esterco bovino + 50 kg de folhas de leucena; T3 - 25 kg de esterco bovino + 75 kg de folhas de leucena; T4 - 75 kg de esterco bovino + 25 kg de folhas de sombreiro; T5 - 50kg de esterco bovino + 50 kg de folhas de sombreiro; T7 (testemunha) 100 kg de esterco bovino; nos tratamentos T4, T5 e T6 foi utilizado o biofertilizante EM na proporção de 1:1000 em função do excesso de lignina das folhas de sombreiro, que dificultou o processo de decomposição. Foram analisadas amostras do esterco bovino compostado, e dos compostos com leguminosas para determinação dos componentes químicos. Conforme resultados de análises, na maioria dos tratamentos os teores totais de MO, Ph, P, K e Ca, Mg e H+Al foram superiores à testemunha, constituindo fontes alternativas de fertilizantes para a agricultura. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-06-08

Cómo citar

Gomes, J. J. . A., Costa, C. V. A., Teixeira, A. P. R., & Dias, V. S. (2008). Comparação química do composto orgânico de esterco bovino e leguminosas:leucena (Leucaena leucocephala(Lam ) de Wit) e sombreiro (ClitoriafairchildianaHaward ). Revista Brasileña De Agroecología, 3(1), 78–84. https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48911

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.