Crescimento inicial de plantas de leucena frente à inoculação micorrízica e adubação orgânica
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i3.49648Palavras-chave:
Simbiose, Rhizophagus clarus, Claroideoglomus etunicatum, Leucaena leucocephalaResumo
Objetivou-se avaliar a influência da inoculação das espécies de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) Rhizophagus clarus e Claroideoglomus etunicatum sob níveis de esterco de caprino em substrato de subsolo de LATOSSOLO AMARELO (LA) no crescimento, qualidade e eficiência micorrízica em mudas de leucena. Aos 60 dias após a semeadura foram mensurados altura da parte aérea, diâmetro do caule, número de folhas, massa seca da raiz e da parte aérea, comprimento radicular, volume radicular, relação altura da parte aérea diâmetro do caule, relação massa seca da parte aérea com massa seca da raiz, índice de qualidades de Dickson, eficiência micorrízica e taxa de colonização micorrízica. O delineamento experimental utilizado foi em bloco casualisados, em esquema fatorial 3x4 correspondentes a: duas espécies de FMA (C. etunicatum, R. clarus e sem inoculação); quatro níveis de esterco de esterco (0, 15, 30 e 60%). A melhor expressão do crescimento das mudas ocorre com de 35% de esterco adicionado em subsolo de LA. A inoculação com R. clarus e C. etunicatum não afetam os parâmetros biométricos e qualidades de mudas de leucena em substrato formado com LA e esterco de caprino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.