Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará.

Autores/as

  • Luís Mauro Santos Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v12i1.50027

Palabras clave:

Amazônia Brasileira, agroecossistemas familiares, indicadores, sustentabilidade

Resumen

Em região de fronteira agrária amazônica, este estudo buscou avaliar o estado atual de agroecossistemas familiares impactados pelo acesso ao crédito produtivo, considerando a noção local de sustentabilidade, bem como seu caráter multidimensional. Envolvendo um território com sete municípios do sudeste paraense, 16 agroecossistemas serviram de balizamento para a aplicação da ferramenta MESMIS – Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade. Num contexto marcado pela ausência de infraestrutura nos assentamentos e por várias limitações ambientais, estas famílias encontram-se distante do significado da sustentabilidade no que concerne ao seu aspecto muldimensional, no que pese a melhoria de alguns indicadores sociais e econômicos decorrentes do crédito produtivo disponível. Conclui-se ainda que estas limitações são percebidas e reveladas nas noções locais de sustentabilidade evidenciando a fragilidade da política de crédito para atender o equilíbrio entre as dimensões sociais, econômicas e ambientais nas estratégias de desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-03-30

Cómo citar

Silva, L. M. S. (2017). Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará. Revista Brasileña De Agroecología, 12(1), 93–94. https://doi.org/10.33240/rba.v12i1.50027

Número

Sección

Resúmenes de disertaciones y tesis.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.