Bioatividade de óleos essenciais de espécies de eucalipto para o controle de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae).

Autores/as

  • Taciany Ferreira de Souza Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande/MS- Brasil
  • Silvio Favero Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande/MS- Brasil
  • Cintia de Oliveira Conte Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande/MS- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49117

Palabras clave:

lagarta-do-cartucho, óleos essenciais, inseticida natural

Resumen

Este trabalho tem por objetivo avaliar a ação tóxica e fagoinibidora dos óleos essenciais Corymbia citriodora, Eucalyptus urograndis e Eucalyptus urophylla para o controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) em milho em ensaios de laboratório e semi-campo. Após a coleta o material botânico fresco foi processado por turbólise na proporção de 200g de matéria fresca para 1 litro de água, e depois levada para a extração de óleo essencial em extrator Clevenger por três horas. Os óleos essenciais obtido foram submetidos ao teste de exposição por ação tópica, fagoinibição com dupla chance de escolha e pulverização em milho, onde foram utilizados indivíduos da espécie Spodoptera frugiperda. Como conclusões, pode-se verificar que, os óleos essenciais C. citriodora, E. urograndis e E. urophylla apresentaram atividade antialimentar sobre S. frugiperda. Os óleos essenciais testados apresentaram efeito de toxidade tópica, sendo o C. citriodora mais eficiente no controle dessa praga, por ocasionar maior taxa de mortalidade. A aplicação dos óleos essenciais das espécies estudadas por pulverização mostrou-se promissoras para o controle de S. frugiperda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-11-26

Cómo citar

Souza, T. F. de, Favero, S., & Conte, C. de O. (2010). Bioatividade de óleos essenciais de espécies de eucalipto para o controle de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae). Revista Brasileña De Agroecología, 5(2), 157–164. https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49117

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.