Efeito de óleo de sementes de nim (Azadirachta indica A. Juss.) sobre Gyropsylla spegazziniana (Lizer & Trelles), na cultura da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.)

Autores

  • Jucelaine Haas Universidade Paranaense (Unipar)
  • Michele Verônica Tomkiel Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/PR
  • Luis Francisco Angeli Alves Universidade Estadual do Oestedo Paraná, Cascavel/PR, Brasil
  • André L. P. Fanti Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49121

Palavras-chave:

Psyllidae, planta inseticida, controle alternativo

Resumo

Gyropsylla spegazziniana (Lizer & Trelles), é considerada a segunda praga da erva-mate e causa hipertrofia de folhas novas para abrigar as ninfas em galhas. O uso de inseticidas químicos na erva-mate é proibido, e assim são necessárias alternativas para o controle da praga. Este trabalho visou avaliar a ação de um produto comercial à base de óleo de sementes de nim sobre G. spegazziniana em campo. O produto foi pulverizado nas concentrações 5 e 10%. Cada tratamento constou de 3 ampolas por planta, sendo 10 plantas por tratamento. As ampolas foram pulverizadas e envoltas com tecido voil. Na testemunha as ampolas foram somente envoltas pelo tecido. Após sete dias, as ampolas foram retiradas e avaliadas quanto à emergência e mortalidade dos adultos. Verificou-se que a emergência dos adultos foi significativamente menor nas plantas tratadas com nim a 5 e 10% (14,6 e 21,6 indivíduos, respectivamente) em relação à testemunha (44,1 indivíduos). A eficiência do produto foi de 53% na maior concentração e 25% na menor. Estudos complementares devem ser realizados, porém, evidenciou-se o potencial do produto para o controle da praga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

Haas, J., Tomkiel, M. V., Alves, L. F. A., & Fanti, A. L. P. (2010). Efeito de óleo de sementes de nim (Azadirachta indica A. Juss.) sobre Gyropsylla spegazziniana (Lizer & Trelles), na cultura da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.). Revista Brasileira De Agroecologia, 5(2), 194–199. https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49121

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.