Indice de conformidade do pastoreio racional Voisin (IC-PRV).
Palavras-chave:
Pastoreio racional Voisin, Leite, agroecologiaResumo
Neste artigo serão apresentados e discutidos os resultados de pesquisa de campo realizada em 20 propriedades familiares do Oeste de Santa Catarina para a obtenção do Índice de Conformidade do Pastoreio Racional Voisin (IC-PRV), bem como uma caracterização breve destas propriedades. Os dados mostram que as propriedades têm as seguintes características: área média das propriedades de 17,25 ha, sendo que em torno de 50% dessa área é destinada a atividade leiteira; média de 19 vacas por propriedade, com produção média de 6000 L/mês. IC-PRV foi obtido a partir do somatório das notas de indicadores obtidas por cada propriedade, dividida pelo somatório das notas máximas desses indicadores. O IC-PRV nas 20 propriedades avaliadas nesta investigação varia de 38% a 98%, sendo que a grande maioria está acima de 70% e apenas três propriedades se encontram inferior a 50%. Ao estreitar a análise, percebe-se que 10 propriedades, ou metade das analisadas, está com mais de 88%. De acordo com os dados obtidos e experiência de acompanhamento de vários projetos, tem-se a convicção de que quanto maior o IC-PRV, melhores serão os resultados obtidos, tanto em termos de produção, como de qualidade de vida, conservação dos recursos naturais e bem-estar animal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.