Caracterização e recomposição da mata ciliar do córrego Lanhoso em Uberaba-MG
Palabras clave:
Degradação, diagnóstico ambiental, revegetação, cerradoResumen
A implantação desordenada da agropecuária em áreas sob vegetação de cerrado causou profundas modificações no ambiente natural e as matas ciliares não escaparam desta degradação antrópica. Neste contexto, numa parte da microbacia do córrego Lanhoso, situada na Unidade I do CEFET-Uberaba-MG, fez-se o diagnóstico das deteriorações ocorridas na mata ciliar do córrego visando recompor a sua vegetação natural. Foram realizadas visitas técnicas para caracterização planialtimétrica e da situação atual da área, elaboração do diagnóstico ambiental, para propor medidas mitigadoras dos problemas ambientais encontrados. Mediu-se a vazão do córrego para avaliar potencial de irrigação e fizeram-se registros fotográficos. Através do diagnóstico observou-se a presença de gado em pastagens às margens e assoreamento do córrego, ocorrência de erosão laminar e voçorocas, ausência de manejo conservacionista e inexistência de mata ciliar. Observou-se uma vazão de 427,2 l/s suficiente para atender as necessidades de irrigação. Delimitou-se uma área de 1,16 ha (388 x 30 m), onde a largura média do córrego era de 3,96m. Serão necessárias 1674 mudas para recompor a vegetação, destas, 1004 (60%) serão de espécies pioneiras (P), 335 (20%) secundárias (S) e 335 (20%) Climácicas (C). A implantação da agropecuária causou deteriorações ambientais na área e na microbacia; a maior parte da cobertura vegetal está localizada na cabeceira do córrego, sendo mínima ou inexistente no restante da microbacia
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 autor
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.