Agroecologia e Planejamento Urbano e Regional: potenciais para a transição agroecológica na região metropolitana do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v20i4.57537Palavras-chave:
Agroecologia, Planejamento Urbano e Regional, Cartografia, Região Metropolitana do Rio de JaneiroResumo
O presente estudo propõe uma análise do potencial agroecológico dos espaços livres de urbanização na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), com o objetivo de oferecer subsídios ao planejamento regional orientado pela segurança alimentar, regeneração ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas. Considerando o contexto da COP 30 e os desafios urbanos contemporâneos, o trabalho reafirma a agroecologia como uma estratégia de reorganização territorial e justiça climática, capaz de integrar produção de alimentos, inclusão social e conservação ambiental. A partir de uma metodologia que combina análise cartográfica detalhada e análise paramétrica, foram mapeadas as áreas com potencial de reconversão agroecológica e projetados cenários de uso do solo que aliam produção, habitação rural e infraestrutura. Assim, o estudo demonstra que, por meio de planejamento periurbanos orientado à agroecologia, é possível promover a transição para modelos territoriais mais justos e sustentáveis, contribuindo para a soberania alimentar e a adaptação climática da RMRJ.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Christopher et al. A pattern language: towns, buildings, construction. New York: Oxford University Press, 1977.
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nºs 6.938/1981, 9.393/1996 e 11.428/2006; revoga as Leis nºs 4.771/1965 e 7.754/1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67/2001. Diário Oficial da União - Seção 1 de 28/5/2012.
CAPORAL, Francisco; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA. 2004.
GLIESSMAN, Stephen R. Agroecology: The Ecology of Sustainable Food Systems. 3. ed. Boca Raton: CRC Press, 2015.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Acesso 20 jan 2024,
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Base Cartográfica Contínua do Rio de Janeiro na escala 1:25.000. 2018. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/. Acesso 20 jan 2024.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681.pdf. Acesso em: 20 jan 2024.
MAGALHÃES, Sérgio; IZAGA, Fabiana. Cidade do Século XXI: Demografia, moradia e ocupação do território. Revista Arquitextos. Ano 18, n. 206.01, 2017. Disponivel em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.206/6624. Acesso em: 20 de jan 2024.
MATTOS, Vinicius. Ensaios Urbanísticos: Instrumento para Pensar e Transformar a Urbanização Contemporânea. Tese (Doutorado em Urbanismo). Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro. 2021
MARQUES, Luiz. O Decênio Decisivo: Propostas para uma política de sobrevivência. São Paulo: Editora Elefante. 2022.
PALMA, Viviane Helena; ARCO-VERDE, Marcelo F.; KAZAMA, Daniele Cristina S, Análise do desempenho produtivo e financeiro de sistemas agroflorestais agroecológicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, e36710515163, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.15163
SECCHI, Bernardo. Primeira Lição de Urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SECCHI, Bernardo; VIGANÒ, Paola. FABIAN, Lorenzo. Water and Asphalt: The project of Isotropy. Nova Iorque: Park Publishing. 2016.
SHIVA, Vandana. Oneness vs. the 1%: Shattering Illusions, Seeding Freedom. Chelsea: Chelsea Green Publishing Company. 2020.
TORNAGHI, Chiara; DEHAENE, Michiel (orgs.). Urban Agriculture and the Re-imagination of Urban Spaces: Beyond the Food Desert. London: Routledge. 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinícius Ferreira Mattos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.










