Multitudes Agroecológicas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v20i1.56058Palavras-chave:
Agroecologia, Utopias, Emergências ClimáticasResumo
No livro Multitudes Agroecológicas, a Agroecologia é apresentada como a principal alternativa à crise estrutural do Capitalismo, segundo o autor Omar Felipe Giraldo, através dela conseguiremos superar a cultura da escassez. Uma das estratégias para esta superação é a cultura do compartilhar o excedente, assim como o Planeta Terra compartilha toda a riqueza de seus recursos naturais. Outra estratégia seria a redescoberta das nossas potencialidades e habilidades, característica do Homo Habilis, o que resultaria numa fissura no atual sistema capitalista. Faz uma alusão às estruturas hierárquicas, destacando a necessidade de nos organizarmos de forma mais horizontal, e recorre à representação das raízes, onde diversos ramos se conectam a um ponto comum e este ponto de convergência se daria através da comunicação.
A Agroecologia com seu potencial de restauração de ecossistemas e principalmente simplificação da forma de se viver neste planeta é apresentada utopicamente como salvação da espécie humana e de tantas outras que coabitam este planeta. Essa é a ideia trazida pelo livro Multitudes Agroecológicas que nos últimos anos está presente nas mesas dos governantes e nos fóruns sobre as “Emergências Climáticas”, ou seja, a utopia vem se tornando realidade e a academia tem contribuído para este entendimento.
É uma mudança de paradigma e esta leva tempo, e tempo é o que já não temos, precisamos o quanto antes de foco nos sistemas agroalimentares biodiversos, na restauração de ecossistemas degradados, na produção de energia verde, a partir da biomassa e neste novo paradigma a Agroecologia nas suas diversas manifestações ocupa posição de centralidade.
Downloads
Referências
GIRALDO, Omar F. Multitudes Agroecológicas. Ucu, Yucatan, México: Escuela Nacional de Estudios Superiores Unidad Mérida. Universidade Nacional Autônoma de Mexico, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 César Adriano de Souza Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.