Multitudes Agroecológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v20i1.56058

Palavras-chave:

Agroecologia, Utopias, Emergências Climáticas

Resumo

No livro Multitudes Agroecológicas, a Agroecologia é apresentada como a principal alternativa à crise estrutural do Capitalismo, segundo o autor Omar Felipe Giraldo, através dela conseguiremos superar a cultura da escassez. Uma das estratégias para esta superação é a cultura do compartilhar o excedente, assim como o Planeta Terra compartilha toda a riqueza de seus recursos naturais. Outra estratégia seria a redescoberta das nossas potencialidades e habilidades, característica do Homo Habilis, o que resultaria numa fissura no atual sistema capitalista. Faz uma alusão às estruturas hierárquicas, destacando a necessidade de nos organizarmos de forma mais horizontal, e recorre à representação das raízes, onde diversos ramos se conectam a um ponto comum e este ponto de convergência se daria através da comunicação.

A Agroecologia com seu potencial de restauração de ecossistemas e principalmente simplificação da forma de se viver neste planeta é apresentada utopicamente como salvação da espécie humana e de tantas outras que coabitam este planeta. Essa é a ideia trazida pelo livro Multitudes Agroecológicas que nos últimos anos está presente nas mesas dos governantes e nos fóruns sobre as “Emergências Climáticas”, ou seja, a utopia vem se tornando realidade e a academia tem contribuído para este entendimento.

É uma mudança de paradigma e esta leva tempo, e tempo é o que já não temos, precisamos o quanto antes de foco nos sistemas agroalimentares biodiversos, na restauração de ecossistemas degradados, na produção de energia verde, a partir da biomassa e neste novo paradigma a Agroecologia nas suas diversas manifestações ocupa posição de centralidade.

Downloads

Biografia do Autor

César Adriano de Souza Barbosa, Núcleo de Agroecologia da Universidade de Brasília - UnB

Pesquisador Colaborar no Núcleo de Agroecologia da Universidade de Brasília (NEA/UnB), Brasília-DF, Brasil

Referências

GIRALDO, Omar F. Multitudes Agroecológicas. Ucu, Yucatan, México: Escuela Nacional de Estudios Superiores Unidad Mérida. Universidade Nacional Autônoma de Mexico, 2022.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

Barbosa, C. A. de S. (2025). Multitudes Agroecológicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 20(1), 103–108. https://doi.org/10.33240/rba.v20i1.56058

Edição

Seção

Resenhas acadêmicas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.