EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DO FUNGO FUSARIUM OXYSPORUM E SEU EFEITO SOBRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM PLANTAS DE MILHO

Autores

  • Mariana Moreira Domingos
  • Rogério Melloni Universidade Federal de Itajubá
  • Gustavo Magno dos Reis Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23379

Palavras-chave:

Pronaf, Sistema agroflorestal, Fruticultura, Agroecologia, Produção orgânica

Resumo

Com papel importante na agroecologia, extratos vegetais têm sido propostos como método alternativo aos agrotóxicos no controle de fitopatógenos, principalmente os do gênero Fusarium, mas questiona-se o seu efeito sobre fungos benéficos formadores de micorriza. Diante disso, o objetivo desse estudo foi compreender o efeito de extratos vegetais aquosos de Mentha spicata, Tagetes patula, Cymbopogon nardus e Allium sativum no crescimento micelial de Fusarium oxysporum e na formação de micorriza, por diferentes espécies de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), em condições controladas.  Para a avaliação da atividade antifúngica dos extratos em F. oxysporum, prepararam-se os extratos aquosos nas concentrações de 0 e 10%, com posterior incorporação em meio de cultura BDA. Para análise da influência sobre a formação de micorriza, foram testadas as concentrações de 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0% do extrato aquoso de Allium, espécie de maior atividade antifúngica preliminar. Todas as concentrações apresentaram efeito negativo na formação de micorriza, em milho inoculado com Gigaspora rosea ou Rhizophagus clarus, principalmente para a primeira espécie de FMA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Moreira Domingos

Engenheira agrônoma e mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídicos, da Unifei.

Rogério Melloni, Universidade Federal de Itajubá

Professor do Instituto de Recursos Naturais - Área: Microbiologia ambiental.

Gustavo Magno dos Reis Ferreira

Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá e doutor em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.