EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DO FUNGO FUSARIUM OXYSPORUM E SEU EFEITO SOBRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM PLANTAS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23379Palavras-chave:
Pronaf, Sistema agroflorestal, Fruticultura, Agroecologia, Produção orgânicaResumo
Com papel importante na agroecologia, extratos vegetais têm sido propostos como método alternativo aos agrotóxicos no controle de fitopatógenos, principalmente os do gênero Fusarium, mas questiona-se o seu efeito sobre fungos benéficos formadores de micorriza. Diante disso, o objetivo desse estudo foi compreender o efeito de extratos vegetais aquosos de Mentha spicata, Tagetes patula, Cymbopogon nardus e Allium sativum no crescimento micelial de Fusarium oxysporum e na formação de micorriza, por diferentes espécies de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), em condições controladas. Para a avaliação da atividade antifúngica dos extratos em F. oxysporum, prepararam-se os extratos aquosos nas concentrações de 0 e 10%, com posterior incorporação em meio de cultura BDA. Para análise da influência sobre a formação de micorriza, foram testadas as concentrações de 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0% do extrato aquoso de Allium, espécie de maior atividade antifúngica preliminar. Todas as concentrações apresentaram efeito negativo na formação de micorriza, em milho inoculado com Gigaspora rosea ou Rhizophagus clarus, principalmente para a primeira espécie de FMA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.