ECOANDO PRÁTICAS E SABERES: DAS RAÍZES AOS FRUTOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA

Autores

  • Pedro Sérgio Silveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Angelica Silva Lopes Universidade Federal de Viçosa
  • Leonardo Abud Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Maysa da Mata Silveira Universidade Federal de Viçosa
  • Rafael Mauri Universidade Federal de Viçosa
  • Tommy Flávio Cardoso Wanick Loureiro de Sousa Universidade Federal de Viçosa
  • Willer Araújo Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Raphael Bragança Alves Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Lourdes Helena da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Luan Aparecido Ritchelli Anjos Universidade Federal de Viçosa
  • Guilherme Menezes Conte Universidade Federal de Viçosa
  • Ramon da Silva Teixeira Universidade Federal de Viçosa
  • Irene Maria Cardoso Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Metodologias participativas, redes agroecológicas, organizações sociais

Resumo

A construção da Agroecologia na região da Zona da Mata mineira iniciou em meados da década de 1970, ainda como agricultura alternativa, a partir das críticas à revolução verde. O movimento estudantil, incluindo aí os grupos de Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona Mata, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, as Comunidades Eclesiais de Bases, a Central Única dos Trabalhadores e os partidos de esquerda contribuíram, e contribuem, para o desenvolvimento da Agroecologia na região. Estas são as raízes do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa (ECOA-UFV), que se institucionalizou no ano de 2016. Objetivamos aqui apresentar a sistematização da experiência do ECOA-UFV com base na trajetória do movimento agroecológico na região, refletir sobre suas ações e apontar lições e desafios, a partir da matriz de sistematização organizada pela Associação Brasileira de Agroecologia. A sistematização apontou que a institucionalização do ECOA foi uma importante conquista por permitir o avanço de maneira unificada e articulada da Educação do Campo e da Agroecologia na região.

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Publicado

2018-03-21

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