A importância dos animais nas propriedades familiares rurais agroecológicas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i3.49586Palavras-chave:
agroecologia, integração, animais, participativoResumo
Analisou-se a integração animal nas propriedades rurais familiares agroecológicas a partir de projetos de pesquisa em interface com a extensão. Para avaliar os impactos das mudanças utilizou-se de avaliações participativas, pesquisas domiciliares, monitoramento do desempenho produtivo, entrevistas com informantes-chave e análise de conteúdo. Concluiu-se que o objetivo inicial de melhorar a integração animal com vistas à produção de esterco desencadeou diferentes idéias, projetos e perspectivas tanto nos agricultores quanto nos pesquisadores. As atividades realizadas promoveram maior consciência agroecológica, principalmente em relação à diversificação e o inter-relacionamento das atividades, assim como o respeito à natureza; permitiram também elevar a auto-estima das mulheres, por meio das atividades nas hortas e beneficiamento do leite e; melhorou a condição de vida das famílias através da diversidade e qualidade alimentar, conhecimento de aspectos sanitários e aumento de renda.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.