Construção do Conhecimento Agroecológico: problematizando o processo

Autores

  • Décio Souza Cotrim Universidade Federal de Pelotas–UFPel,
  • Fábio Kessler Dal Soglio Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS - PGDR

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49914

Palavras-chave:

Transição agroecológica, Diálogo saberes, Participação

Resumo

A noção de Construção do Conhecimento Agroecológico-CCA passou a ser utilizada contemporaneamente por um grupo de autores que produzem em uma perspectiva agroecológica; porém, caracteriza-se como um conceito em elaboração não tendo seus elementos amplamente detalhados. O objetivo desse artigo é problematizar os elementos constitutivos do processo de CCA buscando ampliar seu entendimento. Essa pesquisa apoia-se, teoricamente, na Perspectiva Orientada pelo Ator (LONG, 2001). O método utilizado é de pesquisa qualitativa e bibliográfica que dialoga com os achados da tese de doutorado do autor. Os principais elementos da CCA debatidos no texto são: a visão contemporânea da ciência, a imersão do processo nas relações sociais, a construção dos projetos sociais dos atores, o diálogo de saberes, os princípios ecológicos da agricultura, a imersão social dos mercados, o método participativo, a transição agroecológica e a participação. Na conclusão está alocada uma proposta de conceito para o processo de CCA, tendo como resultado a ciência agroecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Cotrim, D. S., & Dal Soglio, F. K. (2016). Construção do Conhecimento Agroecológico: problematizando o processo. Revista Brasileira De Agroecologia, 11(3), 259–271. https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49914

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.