Construção do Conhecimento Agroecológico: problematizando o processo

Autores/as

  • Décio Souza Cotrim Universidade Federal de Pelotas–UFPel,
  • Fábio Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS - PGDR

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49914

Palabras clave:

Transição agroecológica, Diálogo saberes, Participação

Resumen

A noção de Construção do Conhecimento Agroecológico-CCA passou a ser utilizada contemporaneamente por um grupo de autores que produzem em uma perspectiva agroecológica; porém, caracteriza-se como um conceito em elaboração não tendo seus elementos amplamente detalhados. O objetivo desse artigo é problematizar os elementos constitutivos do processo de CCA buscando ampliar seu entendimento. Essa pesquisa apoia-se, teoricamente, na Perspectiva Orientada pelo Ator (LONG, 2001). O método utilizado é de pesquisa qualitativa e bibliográfica que dialoga com os achados da tese de doutorado do autor. Os principais elementos da CCA debatidos no texto são: a visão contemporânea da ciência, a imersão do processo nas relações sociais, a construção dos projetos sociais dos atores, o diálogo de saberes, os princípios ecológicos da agricultura, a imersão social dos mercados, o método participativo, a transição agroecológica e a participação. Na conclusão está alocada uma proposta de conceito para o processo de CCA, tendo como resultado a ciência agroecológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-09-30

Cómo citar

Cotrim, D. S., & Fábio. (2016). Construção do Conhecimento Agroecológico: problematizando o processo. Revista Brasileña De Agroecología, 11(3), 259–271. https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49914

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.