A ênfase agroecológica na formação de camponeses: o “estado da arte” da política pedagógica institucional do campus rural de marabá – CRMB.

Autores

  • William Bruno Silva Araújo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Luís Mauro Santos Silva Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v11i1.49790

Palavras-chave:

ênfase agroecológica, educação formal, camponeses

Resumo

Este trabalho analisa a ênfase agroecológica do Campus Rural de Marabá – CRMB/IFPA. Buscou-se identificar quais os princípios agroecológicos estão assegurados na proposta pedagógico institucional, no entendimento dos educandos e educadores. A pesquisa foi constituída de levantamento e análise bibliográfica e documental. Os resultados sugerem que os documentos analisados asseguram parcialmente os princípios agroecológicos apontados pela literatura agroecológica atual, que na ênfase agroecológica dos educandos e educadores predominam o componente ambiental da agroecologia, embora existam indicadores que assinalam para a ampliação dessa compreensão.

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Publicado

2016-03-31

Como Citar

Araújo, W. B. S., & Silva, L. M. S. (2016). A ênfase agroecológica na formação de camponeses: o “estado da arte” da política pedagógica institucional do campus rural de marabá – CRMB. Revista Brasileira De Agroecologia, 11(1), 11–19. https://doi.org/10.33240/rba.v11i1.49790

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