Riqueza e similaridade em Leguminosae em sistemas agroflorestais cafeeiros em Araponga, Minas Gerais
Palavras-chave:
Leguminosas, Agroecossistemas, Floresta Atlântica.Resumo
A composição florística dos Sistemas Agroflorestais podeser bastante diversificada e estratificada, principalmente devido à presença de árvores e arbustos consorciados com cultivos agrícolas. O objetivo do trabalho foi conhecer a riqueza e a similaridade de espéciesda família Leguminosae em sete Sistemas Agroflorestais (SAFs) cafeeiros em Araponga, Minas Gerais. O material botânico foi coletado mensalmente, entre agosto/2005 e setembro/2006, prensado, herborizado, identificado e incluído no Herbário VIC. A similaridade da composição florística nos SAFs foi avaliada utilizando dendrograma de análises de agrupamento. A família Leguminosae foi representada por 61 espécies e 39 gêneros. O hábito arbóreo (28 espécies) e o subarbustivo (18 espécies) foram os principais encontrados. Dentre as espécies, 54 são nativas do Brasil e 51 da Floresta Atlântica. Vinte e oito espécies apresentaram a capacidade de nodulação, consideradas importantes aos SAFs. Os SAFs apresentaram baixa similaridade florística, a maioria com índices de Sorensen entre 0,2 e 0,3. Isto indica alta heterogeneidade na composição florística de cada SAF, consequência da seleção das espécies de acordo com o conhecimento e preferência de cada agricultor, e da disponibilidade do material genético em cada propriedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.