Cadeia produtiva do óleo de gueroba (Syagrus oleracea): geração de renda para agricultores familiares e promoção da agrobiodiversidade.

Autores

  • Jaqueline Evangelista Dias UNESP - Universidade Estadual Paulista e Articulação Pacari
  • Lourdes Cardozo Laureano Articulação Pacari
  • Lin Chau Ming UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v9i1.49682

Palavras-chave:

óleo vegetal, cadeia produtiva, sociobiodiversidade, agrobiodiversidade, gueroba

Resumo

O óleo de amêndoas de gueroba (Syagrus oleracea Becc.), inédito no mercado brasileiro, possui propriedades cosméticas e medicinais, com potencial para o desenvolvimento de novos produtos oriundos da sociobiodiversidade do Cerrado. A cadeia produtiva do óleo, implementada no município de Buriti de Goiás (GO), através da iniciativa de uma rede socioambiental, tem como objetivo revitalizar a importância cultural, econômica e ambiental da espécie, através da sinergia entre agrobiodiversidade e geração de renda para agricultores familiares. O presente estudo, através de pesquisa etnobotânica, levantou conhecimentos sobre os usos tradicionais da palmeira, suas funções ecológicas, sistemas tradicionais de cultivo, técnicas de coleta e processamento dos frutos e estratégias adotadas pelo empreendimento comunitário para agregar valor e comercializar o óleo de gueroba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-02

Como Citar

Dias, J. E., Laureano, L. C., & Ming, L. C. (2014). Cadeia produtiva do óleo de gueroba (Syagrus oleracea): geração de renda para agricultores familiares e promoção da agrobiodiversidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(1), 122–133. https://doi.org/10.33240/rba.v9i1.49682

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.