Cadeia produtiva do óleo de gueroba (Syagrus oleracea): geração de renda para agricultores familiares e promoção da agrobiodiversidade.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i1.49682Palavras-chave:
óleo vegetal, cadeia produtiva, sociobiodiversidade, agrobiodiversidade, guerobaResumo
O óleo de amêndoas de gueroba (Syagrus oleracea Becc.), inédito no mercado brasileiro, possui propriedades cosméticas e medicinais, com potencial para o desenvolvimento de novos produtos oriundos da sociobiodiversidade do Cerrado. A cadeia produtiva do óleo, implementada no município de Buriti de Goiás (GO), através da iniciativa de uma rede socioambiental, tem como objetivo revitalizar a importância cultural, econômica e ambiental da espécie, através da sinergia entre agrobiodiversidade e geração de renda para agricultores familiares. O presente estudo, através de pesquisa etnobotânica, levantou conhecimentos sobre os usos tradicionais da palmeira, suas funções ecológicas, sistemas tradicionais de cultivo, técnicas de coleta e processamento dos frutos e estratégias adotadas pelo empreendimento comunitário para agregar valor e comercializar o óleo de gueroba.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.