Qualidade do solo: uma visão etnopedológica em propriedades agrícolas familiares produtoras de fumo orgânico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i3.49245Palavras-chave:
etnopedologia, indicadores da qualidade do solo, fumo, produção orgânica, manejo do soloResumo
Frente ao modelo de modernização da agricultura, centrado no uso intensivo do solo, agricultores enfrentam problemas de conservação de suas terras. Esses problemas associados à produção de fumo, em áreas de alta fragilidade ambiental, aumentam a suscetibilidade dos solos à degradação. A qualidade do solo é um fator importante para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e pode ser avaliada através de indicadores. Este trabalho objetiva, portanto, promover a construção do conhecimento em relação à qualidade dos solos, com o intuito de definir um conjunto de indicadores a fim de entender e avaliar aspectos relacionados ao uso, manejo e conservação do solo e suas interações com o meio, articulando a integração dos saberes populares e científicos. A importância da etnopedologia na busca de indicadores para avaliação da qualidade do solo foi evidenciada através da percepção dos agricultores a respeito do manejo e de sua influência na conservação do solo. Concluiu-se que esses agricultores possuem uma visão holística da qualidade do solo que é baseada em processos dinâmicos da integração das propriedades do solo com o meio.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.