Análise comparada da trajetória do desenvolvimento da agricultura orgânica no Brasil e na Dinamarca
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v18i4.50951Palavras-chave:
Agricultura orgânica, Análise FOFA, Espaço Fatorial, Círculo Virtuoso, Círculo ViciosoResumo
As crescentes preocupações ambientais estão afetando a atividade econômica mundial de forma tão significativa que as questões ambientais estão se tornando, cada vez mais, um importante motor para as políticas de desenvolvimento econômico. Um exemplo concreto é a política de combate à fome e estímulo à agricultura orgânica. O objetivo geral desta tese é, portanto, analisar duas realidades bastante distintas no tocante à produção orgânica: a dinamarquesa e a brasileira. A partir da constatação das divergências entre essas duas realidades, surge a necessidade de responder a alguns questionamentos preliminares: Quais são os entraves para o crescimento da produção orgânica no Brasil? Por que o mercado de produtos orgânicos do Brasil ainda é tão incipiente? A hipótese geral que esse trabalho procura testar é que na Dinamarca há um círculo virtuoso de interação entre agentes públicos e privados que coloca o país em destaque mundial no setor. Diferentemente, no Brasil, vê-se um círculo vicioso, isto é, existem entraves que dificultam o crescimento da produção orgânica nacional. Para testar essas hipóteses e demonstrar as razões que culminaram nas estratégias virtuosas dinamarquesas e viciosas do Brasil, metodologicamente foi feita, primeiramente, a reconstrução da trajetória histórica da evolução do desenvolvimento da agricultura orgânica do Brasil e da Dinamarca antes da institucionalização e após a institucionalização. Em seguida, utilizou-se uma metodologia qualitativa para comparação das realidades dinamarquesa e brasileira, a análise SWOT. Posteriormente, foram propostas ferramentas para a construção de um espaço fatorial em forma de quadrantes para testar as hipóteses de círculo virtuoso na Dinamarca e círculo vicioso no Brasil. Por meio destes testes concluiu-se que a Dinamarca se encontra no quadrante virtuoso e o Brasil se encontra no quadrante vicioso. Por fim, foram recomendadas ações e políticas públicas para superação do círculo vicioso da agricultura orgânica brasileira.
Downloads
Referências
LIMA, Lucas Ferreira. Análise comparada da trajetória do desenvolvimento da agricultura orgânica no Brasil e na Dinamarca. 2021. 1 recurso online. 195 f. Tese (doutorado em Desenvolvimento Econômico) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP, Brasil. 2021, Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168372.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Ferreira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.