Desempenho da cultura de rúcula submetida a adubação verde e esterco bovino utilizando duas densidades de plantio
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49115Palavras-chave:
Eruca sativa, Guandu, Esterco Bovino, População, Efeito ResidualResumo
Investigou-se a adubação orgânica direta combinando esterco bovino, ramas de guandu (Cajanus cajan L.) e seu efeito residual na cultura da rúcula (Eruca sativa Miller) cultivada em duas densidades populacionais no Município de Seropédica, RJ, sobre produtividade, índice de área foliar, número de folhas planta-1, matéria fresca parte aérea, matéria seca de ramos, raízes e folhas, matéria seca total e altura de planta. O delineamento experimental adotado foi blocos ao acaso em ensaio fatorial 2 x 2 x 2 e três repetições: 0 e 160 kg N ha-1de esterco bovino, 0 e 160 kg N ha-1 de ramas de guandu e 500.000 e1.000.000 plantas ha-1. Os resultados indicam que a densidade populacional de 500.000 plantas ha-1 apresentou, em geral, melhores resultados em termos de rendimento por planta. No entanto, 1.000.000 plantas ha-1apresentou produtividade significativamente maior. Observou-se que não houve diferença significativa entre o uso de esterco bovino e ramas de guandu na produtividade de rúcula sob adubação direta e seu efeito residual. Sob efeito residual, a substituição do esterco de gado por ramas de guandu utilizando 1.000.000 plantas ha-1apresentou menor perda de produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 author
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.