AVALIAÇÃO DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS VEGETAIS NA PRODUÇÃO DE ALFACE, VISANDO O AUMENTO DE ATRIBUTOS BIOMÉTRICOS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i4.22977Palavras-chave:
Lactuca sativa L., Temperatura, Hortaliças, Umidade do solo, Teor de NutrientesResumo
O estudo teve o objetivo de avaliar o efeito de materiais de cobertura do solo em área de produção de alface. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos constaram de casca de arroz, casca de café, palha de braquiária, palha de aveia branca e testemunha. Avaliou-se umidade do solo, temperatura abaixo da cobertura, desenvolvimento radicular, circunferência de planta, peso bruto e peso comercial. Sem cobertura vegetal, o solo apresentou maior temperatura e menor umidade (19,8 oC e 69,39%). A utilização de casca de café proporcionou maior circunferência e peso das plantas (78,6cm e 0,459g). Conclui-se que a utilização de coberturas vegetais durante o cultivo da alface favorece o crescimento fenológico da cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.