AVALIAÇÃO DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS VEGETAIS NA PRODUÇÃO DE ALFACE, VISANDO O AUMENTO DE ATRIBUTOS BIOMÉTRICOS

Autores/as

  • Kleber Lopes Longhini Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Rafael Eg´´ea Sanches Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
  • Anny Rosi Mannigel Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
  • Eduardo Soares Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v14i4.22977

Palabras clave:

Lactuca sativa L., Temperatura, Hortaliças, Umidade do solo, Teor de Nutrientes

Resumen

O estudo teve o objetivo de avaliar o efeito de materiais de cobertura do solo em área de produção de alface. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos constaram de casca de arroz, casca de café, palha de braquiária, palha de aveia branca e testemunha. Avaliou-se umidade do solo, temperatura abaixo da cobertura, desenvolvimento radicular, circunferência de planta, peso bruto e peso comercial. Sem cobertura vegetal, o solo apresentou maior temperatura e menor umidade (19,8 oC e 69,39%). A utilização de casca de café proporcionou maior circunferência e peso das plantas (78,6cm e 0,459g). Conclui-se que a utilização de coberturas vegetais durante o cultivo da alface favorece o crescimento fenológico da cultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kleber Lopes Longhini, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Engenheiro Agrônomo formado pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, com graduação sanduíche em Missouri State University, Springield-MO, USA. Ao longo da graduação desenvolveu pesquisas direcionadas ao manejo agroecologico de cultivos de café, utilização de adubações nitrogenadas como alternativa para suprir a demanda de plantas medicinais e ferramentas moleculares para estudar a difusão de GVCV em Ampelopsis cordata nos EUA.A carreira academica foi condecorada com premios de melhor aluno nas instituições Unicesumar (PR-Brasil) e Missouri State University (MI-USA) Mestrando em Melhoramento Genético de Plantas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo bolsista CNPq, com enfase em melhoramento genético de milho.

Rafael Eg´´ea Sanches, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre e Doutor em Agronomia com Tese defendida na área de Melhoramento Genético de Milho visando resistência a Insetos. Foi bolsista CNPq-Iniciação Científica-2006 a 2007, participando do projeto de pesquisa intitulado "Melhoramento intrapopulacional dos compostos de milho-pipoca UEM-C1 e UEM-C2" sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Alberto Scapim do Departamento de Agronomia da UEM. Atualmente realiza trabalhos na área de Melhoramento Genético Vegetal na área de fitopatologia e entomologia da cultura de milho. Ministra aulas no curso de Agronomia no Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR. Ministrou aulas de Pós-graduação no curso Manejo de Solos em sistemas produtivos, da disciplina de Biotecnologia nos sistemas produtivos nos anos de 2014 e 2016 desta instituição. Atua ainda desde abril de 2014 como professor colaborador do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, estando em seu segundo contrato, nas disciplinas de Agricultura V - Trigo, Café e Algodão, Agroecologia e Sustentabilidade e Melhoramento Genético.

Anny Rosi Mannigel, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1999), graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atualmente é coordenadora da Especialização em Fertilidade de Solos e Nutrição Mineral de Plantas, docente do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar e de cursos de Graduação no Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação orgânica, fertilidade do solo, conservação do solo, conservação de recursos naturais, edafologia, agroindústria e paisagismo.

Eduardo Soares, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Engenheiro Agronomo formado pelo Centro Universitário de Mariná - Unicesumar.

Publicado

2019-12-23

Número

Sección

Notas Agroecológicas

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.