Influência do uso do solo sobre a conservação de carbono em sistemas orgânicos de produção
Palavras-chave:
Quociente metabólico, quociente microbiano, análise de componentes principaisResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do uso do solo na biomassa microbiana e frações lábeis do solo de um sistema integrado de produção agroecológica. Foram estudadas três lavouras sob cultivo orgânico de hortaliças (cultivo intensivo, cultivo mínimo e cultivo rotacionado), três pastagens, três remanescentes florestais e três áreas degradadas. A pastagem apresentou o maior teor de carbono da biomassa microbiana do solo, cerca de 35 % acima dos valores observados nos remanescentes florestais. O quociente metabólico indicou alta atividade metabólica da biomassa microbiana do solo (BMS) nas áreas manejadas com culturas agrícolas, com redução média de 30% no teor de BMS-C em relação aos remanescentes florestais. Maiores perdas de C ocorrem nos sistemas de cultivo intensivo de hortaliças com uso frequente de aração e gradagem, alertando para a procura de sistemas de manejo que minimizem o revolvimento do solo e priorizem a manutenção da cobertura vegetal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.